Madeira

CDU acusa Câmara de Machico de "laxismo" em relação à limpeza dos leitos das linhas de água, escarpas e taludes

None
Foto DR

Para a CDU nem só ao 'mau tempo' se deve o galgamento da Ribeira em Machico, que hoje obrigou à evacuação de uma família. A responsabilidade, apontam os comunistas, é dos "casos de laxismo por parte das entidades competentes em relação à limpeza dos leitos das linhas de água, bem como à limpeza de escarpas e taludes".

"A CDU, há muito tempo, tem vindo a alertar para o problema do entupimento da ribeira do sítio da Ribeira Grande, no Concelho de Machico", destaca Duarte Martins em nota de imprensa.

O dirigente precisa que "este entupimento deveu-se à existência de um eucalipto de grande porte tombado naquela ribeira, como também devido a uma ponte pedonal caída" e recorda outros casos similares.

"Já em Julho de 2020, a CDU teve uma reunião com as populações daquela localidade, em que foi colocado o alerta e previa-se que esta situação iria suceder. Mas nada foi diligenciado pela Câmara Municipal de Machico, nem por outras entidades competentes, no sentido da resolução do problema. Agora, com o agravamento das questões meteorológicas, sucedeu o que há muito já se previa, o galgamento da linha de água e danos numa habitação, como em várias viaturas", sustenta o comunista.

Relembra ainda que, em Julho do ano passado, no Caminho de Sant`Ana, foi feita uma limpeza pelos serviços camarários, "em que se esqueceram da consolidação e limpeza da escarpa, causando, assim, uma derrocada e deixando esta acessibilidade interdita".

Fechar Menu