Madeira

Santo da Serra, Monte e Areeiro com chuva ‘no vermelho’

Quinta Grande, Pico Alto e Funchal com níveis de precipitação próximo do risco extremo

None

Com o aviso vermelho para a precipitação em vigor na costa sul (até às 15h00) e nas regiões montanhosas da Madeira (até às 18h00), até às 13 horas (meio-dia solar) três Estações Meteorológicas Automáticas (EMAs) da rede do IPMA na ilha da Madeira apresentam níveis de chuva condizentes com o alerta de risco extremo.

Além do Monte, que entretanto reforçou o extremo da quantidade acumulada em 6 horas, com 73,1 litros por metro quadrado (mm), a chuva incessante no Santo da Serra ‘passou o vermelho’ última hora apresentando-se, até às 13 horas, com o extremo mais elevado (74,5 mm/6h). Chuva persistente e por vezes forte que também no Areeiro chegou a níveis do aviso meteorológico mais gravoso, com a EMA do Chão do Areeiro a apresentar 61,5 mm/6h.

No acumulado, o Santo da Serra registava hoje até às 13 horas a maior quantidade de chuva com 81,5 mm.

Quantidade de chuva no Monte já atingiu nível de aviso vermelho

Areeiro, Pico Alto e Quinta Grande com valores de aviso laranja até final da manhã

Orlando Drumond , 04 Janeiro 2021 - 12:44

Há outras três estações do IPMA na ilha da Madeira sobressaem nos valores apurados esta segunda-feira até a última hora, por equivaler a aviso laranja: Quinta Grande (54,0 mm/6h), Pico Alto (52,3 mm/6h) e Funchal/Observatório (47,9 mm/6h).

Prolongado aviso vermelho para a chuva nas regiões montanhosas

IPMA alarga até às 18 horas o alerta de risco extremo nas terras altas

Orlando Drumond , 04 Janeiro 2021 - 12:26

Importa também corrigir que nenhuma estação na costa Norte da Madeira atingiu quantidade de aviso meteorológico, embora também ocorra alguma precipitação neste sector da ilha.

Relativamente ao vento (vigora aviso amarelo) foram registadas rajadas com valor para aviso meteorológico. Chegou ao ‘laranja’ os 98 km/h marcados na Ponta do Pargo, ficou-se pelo ‘amarelo’ os 91 km/h no Lombo da Terça/Achadas da Cruz e os 73 km/h na Ponta de São Jorge.

Fechar Menu