Leandro Silva reeleito por unanimidade na liderança da JP Madeira
Líder aponta ao reforço da implantação territorial e à proximidade com os jovens
XII Congresso Regional aprovou a moção '+ Democracia-Cristã – Demagogia' e definiu como prioridades a habitação, os salários dos jovens qualificados, a natalidade e a saúde mental.
Leandro Silva foi reeleito por unanimidade presidente da Comissão Política Regional da Juventude Popular (JP) da Madeira, no XII Congresso Regional da estrutura, realizado este sábado, 7 de Novembro, no Funchal. O encontro serviu também para fazer o balanço dos últimos dois anos de actividade e definir as prioridades políticas para o próximo mandato.
Na intervenção de encerramento, o dirigente destacou a capacidade de resistência da organização perante os desafios dos últimos anos e valorizou o trabalho de proximidade desenvolvido pelos militantes e simpatizantes. Recordou ainda o seu percurso na Juventude Popular, apontando as Escolas de Quadros e a formação cívica e política como elementos importantes na preparação de novos dirigentes.
Leandro Silva defendeu que a JP deve continuar a afirmar-se como um espaço de participação e formação dos jovens, rejeitando o populismo e a demagogia. "A política não se faz com gritos, mas sim com trabalho", afirmou, reiterando a aposta na apresentação de propostas fundamentadas.
Presença nos 11 concelhos
A moção de estratégia global aprovada no Congresso, intitulada «+ Democracia-Cristã – Demagogia», estabelece como um dos objectivos a expansão da presença da JP aos 11 concelhos da Região, através da criação de concelhias e núcleos locais.
O documento prevê igualmente o regresso de um sistema de pontos para premiar o mérito e a realização de iniciativas destinadas a ouvir os jovens trabalhadores.
No plano das reivindicações, a estrutura pretende que o CDS-PP Madeira defenda a criação de um salário de referência para jovens licenciados, como forma de combater a desvalorização das qualificações, e a melhoria da qualidade dos estágios profissionais.
A habitação acessível constitui outra das prioridades, através do reforço do investimento público, da recuperação de imóveis públicos devolutos e da disponibilização de terrenos para cooperativas e privados.
A JP Madeira quer também medidas de apoio à família e à natalidade, nomeadamente através da melhoria e flexibilização dos horários das creches.
Na área da saúde mental, as propostas passam pelo alargamento do acesso a consultas de psicologia nas escolas e nos serviços de saúde, bem como pela redução dos tempos de espera.
O Congresso terminou com o reconhecimento do trabalho da equipa e dos dirigentes do CDS-PP Madeira, tendo sido destacada a importância da representação do partido na Assembleia Legislativa, no Governo Regional e nas autarquias para concretizar as propostas dirigidas às novas gerações.