Madeira

Cerca de 150 atletas no Campeonato Nacional de Patinagem de Velocidade de Pista na Calheta

Sábado e domingo serão apurados os campeões nacionais da modalidade na pista dos Prazeres. A apresentação do evento acontece hoje, na Câmara da Calheta

O campeonato nacional vai decorrer na pista dos Prazeres. 
O campeonato nacional vai decorrer na pista dos Prazeres. , Foto: Sérgio Bettencourt

Saiba que outras iniciativas marcam a agenda desta quinta-feira, dia 11 de Maio, quando faltam 234 dias para o termo de 2023

Este ano, cabe ao Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres organizar o Campeonato Nacional de Patinagem de Velocidade de Pista, que acontece no próximo sábado e domingo, na pista recentemente construída naquela freguesia do concelho da Calheta.

De acordo com Alípio Silva, responsável pela modalidade no clube anfitrião, estarão envolvidos cerca de 152 atletas das categorias de cadetes, juvenis, juniores e seniores, que vão disputar oito títulos nacionais, entre masculinos e femininos.

Vão estar representados 17 clubes nacionais, incluindo do continente e das ilhas. Uma grande parte desses atletas – na ordem dos 70 atletas – serão madeirenses, adiantou o técnico.

No sábado, as provas acontecem entre as 9 e as 21 horas. Enquanto no domingo os desafios estão agendados entre as 9 e as 16h30.

Para Alípio Silva, a realização deste campeonato na Região, além de permitir evidenciar o potencial da nova pista dos Prazeres é, também, uma forma de os clubes da Região pouparem nos encargos com as viagens. "Além disso, a Madeira tem sido, nos últimos seis a sete anos, a zona do país que mais títulos nacionais tem ganho, nomeadamente pelo CDR dos Prazeres, e agora, mais recentemente, o Marítimo também a ganhar muitos títulos", sustenta. 

O técnico não esconde a oportunidade que este fim-de-semana traz para mostrar, ainda mais, as potencialidades da pista parabólica dos Prazeres, palco do evento, o que poderá ser entendido, também, como uma espécie de 'marketing' para uma possível organização do campeonato do mundo da modalidade, aspiração alimentada para 2024, ainda que sejam as provas internacionais a ter mais peso nessa acção de dar a conhecer aquela infraestrutura que tem cerca de dois anos. 

Acaba por ser mais um momento importante nesse objectivo de trazermos para a Região o Campeonato do Mundo, mesmo que ainda seja um pouco cedo para sabermos se vamos conseguir essa proeza.  Alípio Silva, Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres

Quanto aos títulos em disputa este fim-de-semana, Alípio Silva espera que os atletas regionais consigam arrecadar entre quatro a cinco dos oito títulos em 'jogo'.

Na Madeira, neste momento, são cerca de 300 os atletas federados efectivos nesta modalidade, embora, atendendo aos escalões que integram o Campeonato Nacional, serão perto de 70 os participantes nas 'corridas' de sábado e domingo. 

Entre os atletas a competir nos Prazeres, vão estar a bi-campeã da Europa da modalidade, Jéssica Rodrigues, bem como o atleta sénior Marco Lira, mas também muitos outros patinadores dos vários escalões em disputa.

A apresentação desta iniciativa, a primeira a realizar-se neste concelho, acontece na manhã desta quinta-feira, estando a mesma aprazada para as 11 horas da manhã, na Câmara Municipal da Calheta, um dos parceiros do evento e que tem "dado grande apoio à modalidade", evidencia o técnico. 

Mas a agenda desta quinta-feira tem muitas outras iniciativas previstas. Saiba quais: 

Política e sociedade

Às 9h15, o secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, preside à sessão de abertura da conferência ‘eQuantum Summit’, que tem lugar no Hotel Savoy Palace, no Funchal. No encerramento do evento, às 17h45, vai marcar presença outro governante, desta feita, Rui Barreto, secretário regional de Economia.

Teófilo Cunha preside à abertura da conferência 'eQuantum Summit'

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, vai presidir à sessão de abertura da conferência 'eQuantum Summit', que se realiza amanhã, pelas 9h15, no Hotel Savoy Palace, no Funchal.

Pelas 9h30 arranca a iniciativa ‘Como vai a sua saúde?’, em Santa Maria Maior, promovida pela Junta de Freguesia local. Esta é uma das formas deste órgão do poder local se manter próxima da população, com as actividades a terem lugar no Centro Cívico de Santa Maria Maior, procurando alavancar e potenciar a importância dos sinais preventivos deixados pelo corpo humano. O evento terá as habituais bancas informativas, palestras, actividades práticas, rastreios auditivos, visuais, consultas de nutrição e medição dos níveis de glicémia e de colesterol. Ao longo do dia haverá vários momentos de destaque.

Encontro pela Saúde em Santa Maria Maior | Diário das Freguesias

“Como vai a sua saúde?” é uma iniciativa que teve início em 2015, lançada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, e decorre durante um […]

À mesma hora, Jorge Carvalho participará na sessão de abertura do IV Encontro de Escolas em torno das práticas das Organizações Escolares, uma iniciativa que acontece no auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira.

Também às 9h30, o PS-Madeira promove uma conferência de imprensa com a presença do seu líder parlamentar, Rui Caetano, a ter lugar na Assembleia Legislativa da Madeira.

Às 10 horas, tem lugar a apresentação do Marine Pollution Control Simulator (MPCS), na sala de Simulação Empresarial, no Colégio Jesuítas.

Também a essa hora, Rui Barreto participa na apresentação do ‘Madeira Innovation Challenge’, nas instalações da Startup Madeira, na Penteada.

'Madeira Innovation Challenge' apresentado esta quinta-feira

As instalações da Startup Madeira, no Campus da Penteada, acolhem amanhã, pelas 10 horas, a apresentação do 'Madeira Innovation Challenge'.

Durante a manhã desta quinta-feira, a Casa de Saúde Câmara Pestana promove uma conferência no âmbito da ‘Ética nos Cuidados de Saúde Mental’, onde vão intervir Paula Margarido (‘A ética na relação com o doente mental e o caminho da felicidade’) e Cândida Carvalho que falará sobre ‘A saúde mental na perspectiva da bioética: o respeito pela vulnerabilidade humana’.

Às 11 horas acontece a entrega às Bibliotecas Escolares da Região de um conjunto de soluções de apoio à comunicação acessível, uma cerimónia onde vai estar presente Jorge Carvalho. A iniciativa tem lugar na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar e Creche Professor Eleutério de Aguiar.

Às 11h30, na Assembleia Legislativa da Madeira, José Prada recebe, em audiência, o 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante José António Vizinha Mirones

À mesma hora, Miguel Albuquerque visita o novo espaço de restauração ‘Audax’, na rua Imperatriz Dona Amélia.

A partir das 14 horas tem lugar o seminário ‘Prevenção do Meio Marinho’, no auditório do Museu de Electricidade - Casa da Luz.

Às 14h30, o PSD-Madeira realiza uma visita à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, na Fundoa.

Pelas 17h30 acontece a visita oficial da Embaixadora da República Federal da Alemanha à RAM, um encontro que vai decorrer no veleiro ‘Gorch Fock’, navio que está atracado no Porto do Funchal, no cais sul.

Às 18 horas, Miguel Albuquerque visita a 68.ª Exposição da Festa da Flor, no Pavilhão da Flor, estrutura montada na Praça do Povo, no âmbito de mais uma edição da Festa da Flor.

Desporto

Às 9 horas, a Associação de Basquetebol da Madeira dá início à conferência ‘Saúde e Bem-Estar dos Adolescentes’, que vai decorrer no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas).

No âmbito das comemorações do 187.º Aniversário da Zona Militar da Madeira, acontece Às 19h30, a ‘Corrida da Zona Militar da Madeira’, na baixa de Machico.

Cultura e Espectáculos

Às 10 horas, o Centro de Química da Madeira volta a aproximar a ciência dos mais jovens no 14º aniversário da Biblioteca de Câmara de Lobos.

À mesma hora, tem início a XXIV Semana dos Clubes, Grupos e Projectos, na Escola Secundária de Jaime Moniz, que este ano tem como tema ‘Da janela da nossa escola… sonhamos, acreditamos, alcançamos’.

'Liceu' promove a 'XXIV Semana dos Clubes, Grupos e Projectos'

A Escola Secundária Jaime Moniz deu hoje início à 'XXIV Semana dos Clubes, Grupos e Projectos', que irá decorrer até ao dia 12 de Maio, sob o lema 'Da janela da nossa escola... sonhamos, acreditamos, alcançamos...'.

Às 18h30, no âmbito das iniciativas da Festa da Flor, acontece o 'Concerto à Festa da Flor’, na capela do Corpo Santo, no Funchal.

Às 20h30, a KW Area Madeira assinala o ‘RED DAY’, um concerto solidário que vai contar com a actuação de JP Ramos, de Afonso (o ECHO MEN) e dos Akoustic Junkies. A iniciativa acontece no Centro de Congressos da Madeira.

KW Area Madeira realiza 'RED Day' esta quinta-feira

Tal como aconteceu no ano passado, a KW Area Madeira volta com o 'RED Day', esta quinta-feira, 11 de Maio. 

Cerca de uma hora depois, pelas 21h30, a ‘Madeira Camerata’, da Orquestra Clássica da Madeira, promove, no Reid´s Palace A Belmond Hotel.

Patente ao público passa a estar a exposição ‘Uma sombra para o lugar’, de Helena Cabral Fernandes. A mostra estará patente até 4 de Junho no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Conheça, ainda, as efemérides que marcaram este dia 11 de Maio, ao longo dos anos: 

1943 - II Guerra Mundial. Tropas norte-americanas obtêm a primeira vitória sobre os japoneses, conquistando Attu, nas Ilhas Aleutas.

1949 - O Estado de Israel é admitido nas Nações Unidas. E Sião muda o nome para Tailândia.

1962 - A polícia de choque cerca e prende cerca de 1.500 estudantes, alguns dos quais em greve de fome, reunidos na cantina da Cidade Universitária em Lisboa.

1984 - A primeira Lei de despenalização do aborto é publicada no Diário da República.

2001 - Criação da Wikipédia em língua portuguesa. 

2003 - Os lituanos dizem "sim" à adesão à União Europeia, em referendo, com 89,92% dos votos.

2004 - A Comissão Europeia retira Portugal da lista de países sujeitos a procedimento por défices excessivos.

2006 - A Assembleia da República aprova a Lei de Bases da Proteção Civil.

2007 - Os presidentes da Polónia, Ucrânia, Lituânia, Geórgia e Azerbaijão assinam acordo de cooperação energética, com vista a reduzir a dependência da Rússia.

2008 - O jogador do Benfica Rui Costa despede-se dos relvados e põe fim a uma carreira de 18 anos, que teve o seu ponto alto na conquista da Liga dos Campeões de Futebol, em 2003, ao serviço do AC Milan.

2010 - O Papa Bento XVI chega a Portugal para uma visita de quatro dias.

2021 - O Sporting conquista o título de campeão nacional da I Liga de futebol, 19 anos depois da última conquista.

2022 - O Ministério Público arquiva o processo contra o ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o seu chefe de segurança, Nuno Dias, ao não deduzir acusação pelo atropelamento mortal, em 2021, de um trabalhador na A6, perto de Évora.

Pensamento do dia

Se o louco persistisse na sua loucura, tornar-se-ia homem de juízo.  William Blake (1757-1827, poeta inglês