Desporto

Francisco Abreu com estreia 'agridoce' no Campeonato de Portugal de Velocidade

Foto DR
Foto DR

Francisco Abreu e José Carlos Pires venceram uma corrida apesar de um fim-de-semana com demasiadas contrariedades no Algarve.

O madeirense Francisco Abreu e José Carlos Pires conheceram um fim-de-semana agridoce na estreia do BMW M4 GT4 com as cores da Canon, Kaizen Institute, Brisa, GTS, Storytellers, Arango, Sonnic, Madeira Motores, Dune e Club Sport Marítimo, assistido pela Speedy Motorsport.

Depois de rubricarem as “pole position” para as duas corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade, a dupla da Speedy Motorsport conquistou uma saborosa vitória na primeira corrida, onde surgiu o primeiro contratempo.

José Carlos Pires arrancou para a primeira corrida determinado, porém, não pôde aproveitar a “pole position” devido a um atraso o tempo de entrada em pista. Quando o piloto do BMW M4 GT4 estava a caminho do circuito, acendeu-se o semáforo vermelho e José Carlos Pires e muitos outros pilotos ficaram retidos na via das boxes.

Perante esta situação, o piloto da Speedy Motorsport foi forçado a uma enorme recuperação, pois partiu muito atrás. Com um ritmo impressionante, José Carlos Pires revelou a sua inteligência tática e rapidez de raciocínio. A janela de troca de pilotos abriu mais cedo e, aproveitando um 'Safety Car', entrou nas boxes e entregou o BMW M4 GT4 a Francisco Abreu.

O excelente trabalho de José Carlos Pires facilitou a vida a Francisco Abreu que, imprimindo um ritmo demolidor, ultrapassou vários adversários para reclamar uma saborosa vitória com uma vantagem que explicou a superioridade da dupla de pilotos da Speedy Motorsport.   

A segunda corrida prometia mais um excelente espetáculo, uma vez mais, com o BMW M4 GT4, desta feita pilotado por Francisco Abreu, na 'pole position'. O arranque foi excelente, mas um piloto perdeu o ponto de travagem no final da reta da meta e acertou em cheio no carro da Speedy Motorsport. Segunda contrariedade do fim de semana que deixou o piloto madeirense no 24º lugar no final da primeira volta.

Mais uma recuperação extraordinária, desta feita de Francisco Abreu, que chegou ao 6º lugar em apenas 10 voltas. Porém, tudo se iria precipitar aquando da troca de pilotos: primeiro um problema no limitador de velocidade fez o BMW M4 GT4 exceder a velocidade limite nas boxes que originou um “drive through”. Terceira contrariedade que atirou o carro da Speedy Motorsport para o oitavo lugar.

A quarta contrariedade veio na forma de um erro da equipa que não cumpriu a totalidade do “handicap” na paragem para troca de pilotos. Quando o BMW M4 GT4 já estava no sexto posto – posição em que cortou a linha de meta – nova penalização, agora em tempo, empurrou a equipa para um cinzento 11º posto final.

Contas feitas, a dupla Francisco Abreu e José Carlos Pires saiu de Portimão com duas “pole position”, uma vitória e uma volta mais rápida (na segunda corrida). Como a pontuação do Campeonato de Portugal de Velocidade diz que os pilotos têm de deitar as duas piores pontuações, este resultado menos positivo na segunda corrida não muda os objetivos da dupla do BMW M4 GT43 de lutar pelo título de 2023.

A próxima prova a contar para o Campeonato de Portugal de Velocidade 2023 será realizada no Circuito de Jarama, Espanha, nos dias 10 e 11 de junho.