Madeira

Teófilo Cunha preside à abertura da conferência 'eQuantum Summit'

None

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, vai presidir à sessão de abertura da conferência 'eQuantum Summit', que se realiza amanhã, pelas 9h15, no Hotel Savoy Palace, no Funchal.

Organizada pelo Governo Regional, através da Direcção Regional de Informática, esta conferência conta também com a presença do secretario regional da Economia, Rui Barreto, que vai intervir na sessão de encerramento, marcada para as 17h45.

Este evento traz à Região reconhecidos nomes internacionais do mundo da tecnologia e da inovação. É o caso de Fabien Cousteau – neto do famoso explorador oceânico Jaques Cousteau – e o PROTEUS Ocean Group, onde é Chairman; bem como de Christopher Patton, CEO da AlphaCor, um empreendedor internacional especializado em tecnologias “verdes”, que está a revolucionar os sectores da energia, do espaço, da agricultura, dos transportes e até de Hollywood, bem como de outros fundadores e peritos, em áreas de tecnologia e sustentabilidade, que estão a transformar o mundo como o conhecemos hoje, desde a saúde, à educação, ao desporto e à inclusão social.

Esta conferência contará, igualmente, com a presença do Fórum Oceano e a sua visão da transformação da Economia Azul, área que está consubstanciada no programa do Governo Regional, sobretudo no que diz respeito à expansão da Economia Digital, conferindo a possibilidade de avaliar áreas económicas e tecnologias que tenham uma dimensão estratégica, que respondam aos desafios da Transformação Digital e que promovam oportunidades que levem à criação de emprego qualificado substanciado no conhecimento, na inovação, na conservação do meio ambiente e do meio marinho como motores de desenvolvimento económico.  

A Madeira posiciona-se, estrategicamente, nos pilares europeus da digitalização e da sustentabilidade, e este evento visa dar a conhecer a transversalidade de um verdadeiro ecossistema digital, onde todos os setores se conectam como impulsionadores do crescimento económico, social e de sustentabilidade.  A interligação entre sectores económicos, financeiros e sociais nesta esfera de diversificação é potencializada através do elemento comum transversal e transcendente como é a Digitalização.

O 'eQuantum Summit', que conta com o patrocínio da NOS Madeira, realizar-se-á em formato dinâmico, onde os participantes poderão interagir directamente com os convidados no palco.