Mundo

Relatora da ONU para a tortura preocupada com estado de saúde de Alexei Navalny

None

A relatora da Organização das Nações Unidas para a tortura, Alice Edwards, expressou hoje preocupação com o estado de saúde do opositor russo Alexei Navalny, que está preso e pode estar a ser torturado, através de prolongados períodos de isolamento.

"Inquieta-me a deterioração da saúde de Navalny e a aparente falta de tratamentos e diagnósticos adequados", indicou Edwards, em comunicado, onde disse ter recebido denúncias de que o político russo já totaliza 114 dias de isolamento, regime em eu esteve por 11 vezes, "período que, a confirmar-se, é desproporcionado".

Navalny, recordou, sofre de problemas crónicos na espinal medula e outros neurológicos, pelo que "deve receber cuidados adequados imediatamente que incluam consultas frequentes em um hospital civil".

Edwards também mencionou os casos de três colaboradores de Navalny igualmente detidos na Federação Russa - Liliya Charnysheva, Vadim Ostanin e Daniel Jolodny -- que "devem ser investigados de forma rápida, completa e imparcial", assinalou no texto.

O opositor, de 46 anos, já está detido há dois anos e três meses. Em 2022 recebeu o Prémio Sakharov do Parlamento Europeu.

Em 2020 passou vários meses em tratamento na Alemanha, depois de sobreviver a um envenenamento, pelo qual responsabilizou o presidente russo, Vladimir Putin, após o que, ao regressar à Federação Russa, foi detido, julgado e condenado.