Madeira

Jardim deu aula nos 'Louros' sobre projecto europeu

None

O antigo presidente do Governo Regional esteve ontem na Escola Básica do 1.º Ciclo/Pré e Creche dos Louros, no Funchal, para falar sobre o projecto europeu, tendo Alberto João Jardim apontado que a Europa está estagnada, necessitando de valores democráticos para continuar a ser um projecto comum de paz e de união.

Em comunicado, aquele estabelecimento de ensino dá conta de que o antigo governante aproveitou a ocasião, também, para "conversar com os alunos sobre os impactos da integração de Portugal na União Europeia e o que isso significou para o desenvolvimento da Madeira". 

"Numa alusão às críticas frequentemente atribuídas aos seus governos, de excessivo betão e de dívida, na sequência da qual a Madeira teve de respeitar um programa de assistência financeira com pesadas medidas fiscais para madeirenses e porto-santenses, João Jardim justificou-se com a necessidade de garantir as comparticipações financeiras necessárias à obtenção dos fundos comunitários. «Ter dinheiro à disposição e não aproveitar era um crime». E ironizou «Queriam estradas de terra e escolas feitas de folhas de bananeira?», refere a mesma fonte. 

Além disso, Jardim apontou que o projecto europeu está estagnado, sendo necessário, no seu entender, valores democráticos para caminhar rumo ao futuro. “Deixou de haver causas. Desde 2008, com a crise financeira, os países passaram a actuar de forma egoísta”, disse.