Madeira

Comunicação mais acessível nas bibliotecas escolares da Região

Entrega de soluções acontece amanhã

None

A partir de amanhã, as bibliotecas escolares da Região passam a estar melhor apetrechadas para uma comunicação acessível. Na origem desta beneficiação está a entrega de um conjunto de soluções de apoio a essa comunicação por parte da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direcção Regional da Educação (DRE), e da Fundação Altice Portugal. 

A cerimónia de entrega terá lugar amanhã, às 11 horas, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar e Creche Professor Eleutério de Aguiar. 

"Esta iniciativa advém do protocolo estabelecido entre a SRE e a Fundação Altice Portugal, realizado no âmbito do Programa Inclui, apoia o projecto 'Todos Podem Ler' que tem como finalidade promover a comunicação acessível, a leitura e a escrita para todos nas bibliotecas escolares, criando e divulgando livros e actividades em formatos acessíveis a todos e tecnologias de apoio à comunicação e à leitura e escrita", refere a tutela em comunicado. 

Estas soluções permitem a inclusão escolar de alunos e outras pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas, na audição, na visão e na fala. A par destas soluções, a DRE vai proceder à entrega de kits de livros e actividades em formatos acessíveis: braille e imagens tácteis, áudio, digital, Língua Gestual Portuguesa, Leitura Fácil, Símbolos pictográficos ou caracteres ampliados.

"O evento, que simboliza o reforço de uma educação que se pretende inclusiva, contará com as presenças do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Director Regional de Educação, Marco Gomes, e da Directora da Fundação Altice Portugal, Ana Estelita", adianta a mesma fonte.