Parabéns pela aposta na biológica

Passei na última quarta-feira pelo Mercado de Agricultura Biológica, em frente à Loja do Cidadão, e fiquei muito agradado com o que vi. O espaço tem uma nova imagem, contempla mais barraquinhas e notei que há mais oferta.

Porque é impossível descurar a agricultura convencional e tecnológica, uma vez que não se consegue viver apenas da bondade da agricultura biológica, é preciso enaltecer o trabalho que os governantes vêm realizando nesta particular área da agricultura, pois têm fomentado a criação de alternativas mais amigas do meio ambiente, ainda que tremendamente mais caras.

A aposta na agricultura biológica é evidente e tem vindo a crescer nos últimos anos, algo que é facilmente comprovado às quartas-feiras, no Mercado de Agricultura Biológica, onde parecem aparecer novos clientes.

E este crescimento fica muito a dever-se às condições físicas que são oferecidas a quem passa na Avenida Arriaga, onde se podem comprar alimentos isentos de pesticidas e fertilizantes.

Agora, é importante que não se entre em radicalismos, que se defendam única e exclusivamente os produtos biológicos, porque é impossível vivermos apenas com este tipo de alimentos. Para quem desconfia, bastará ler um estudo desenvolvido por uma equipa de cientistas do Instituto Superior Técnico, em colaboração com uma universidade austríaca, que concluiu não ser possível alimentar a humanidade apenas com recurso à agricultura biológica.

As alternativas serão sempre importantes, valiosas, mas nunca deixarão de ser isso mesmo, alternativas. Por isso, entendo que a aposta na agricultura biológica na nossa terra tem de continuar a ser uma realidade segura, como acontece atualmente, permitindo a quem assim o deseje, uma outra forma de vida.

Nuno Gonçalves