Mundo

Criança está presa em poço seco desde terça-feira no Afeganistão

Fotos Twitter
Fotos Twitter

Um rapaz de 9 anos está preso desde terça-feira num poço seco com 25 metros de profundidade numa vila na província de Zabul, no Afeganistão, enquanto uma operação de resgate está a decorrer, informou hoje fonte oficial.

"Uma equipa está no local com uma ambulância, oxigénio e outras coisas necessárias" para resgatar a criança, cuja "saúde é boa e que às vezes pede comida e água", escreveu na rede social Twitter Abdullah Azzam, secretário do vice-primeiro-ministro afegão, Abdul Ghani Baradar.

As circunstâncias exatas da queda da criança no poço, que está seco, não são ainda conhecidas.

Hoje, vídeos publicados nas redes sociais mostram o rapaz afegão, de nome Haidar, vestido com uma camisola azul, sentado no fundo do poço e com os ombros encostados à parede, mas que consegue mexer os braços e a parte superior do corpo.

Também é possível observar uma lâmpada colocada em frente à criança, que ilumina o fundo do poço, que está localizado na aldeia de Shokhak, na província de Zabul, no sudeste do Afeganistão.

Num dos vídeos ouvimos a criança a chorar e a gemer e, num outro, ouvimos o rapaz a conversar com o pai. As imagens foram obtidas por uma câmara colocada no poço através de um fio.

Máquinas escavadoras abriram grandes trincheiras na terra para tentar aceder ao poço.

Este acidente no Afeganistão lembra o ocorrido no início de fevereiro no Marrocos, com o pequeno Rayan, de 5 anos, que caiu num poço seco e foi encontrado morto, após cinco dias de esforços por parte das equipas de resgate.