O Futuro do CDS-PP Madeira

Terminado o Conselho Regional que elegeu os delegados ao XXXI Congresso Nacional do CDS-PP, aproxima-se o Congresso Regional que ditará o destino do Partido durante os próximos anos.

Numa altura em que o Partido a nível Nacional acaba de voltar à “Casa Mãe da Democracia” e após uma AD Regional em que, do ponto de vista político, o CDS foi através dos seus representantes, liderados por Rui Barreto, o símbolo da estabilidade, competência e sucesso do modelo governativo adotado, eis que, com o afastamento dos seus principais intervenientes, é necessário encontrar uma solução à altura.

Nos últimos tempos verificou-se o regresso de várias personalidades e militantes, entretanto mais distantes do Partido, no sentido de apoiar aquele que consideram ser o político mais bem preparado para os desafios que se colocam.

Os partidos são plurais na sua génese, dentro dos seus ideais e temáticas de centralidade. A liderança é algo que se deve preservar e que não está ao alcance de todos. No entanto, é com o trabalho de todos e no reconhecimento do seu líder e da sua equipa que se faz um CDS-PP coeso e forte. A renovação deve ser vista como uma oportunidade ao invés de uma tragédia. A partilha da experiência e a irreverência é a oportunidade para a manutenção da existência do Partido a nível regional e a garantia do seu crescimento.

Torna-se necessário manter o carácter de garante da estabilidade governativa, nunca deixando de defender as suas bandeiras e acima de tudo desmontar a estratégia populista do Chega que ameaça a democracia tal como a conhecemos.

Perante a falta de projetos credíveis dos partidos da esquerda, sobretudo do PS, neste momento o CDS-PP tem a oportunidade de se assumir como o partido à imagem de Adelino Amaro da Costa, preservando os seus ideais, entretanto atualizados, ocupando o lugar que mais nenhum partido ocupa no espetro político do nosso País.

Para isso contará certamente com a liderança e experiência de José Manuel Rodrigues e da sua capacidade reconhecida para voltar a unir o CDS-PP em torno dos seus militantes e simpatizantes e com a sua visão transformadora que permitiu abrir a Assembleia Regional à sociedade.

Urge implementar rapidamente a estratégia que permitirá ao CDS-PP Madeira assumir-se como a única alternativa válida para um Governo de Centro Direita na Região Autónoma da Madeira que continue o caminho da Prosperidade e Autonomia.

António Pedro de Jesus Nunes de Freitas
Sociólogo
Conselheiro Nacional do CDS-PP