Madeira

Madeira, Açores e Canárias candidatos à chamada do projecto “A Coleção” do Archipel.eu

Foto DR/Archipel.eu
Foto DR/Archipel.eu

A chamada de projecto “A Coleção – Archipel.eu Edição Especial”, do programa Archipel.eu, fechou as candidaturas no passado dia 16 de Janeiro. Este fundo reuniu quarenta e uma candidaturas, distribuídas pelas Regiões Ultraperiféricas e pelos Países e Territórios Ultramarinos, com destaque a três projectos candidatos da Ilha da Madeira, um dos Açores e treze das Ilhas Canárias, dando um total de dezassete candidaturas.

Após a reunião de comité de avaliação, um total de quinze projectos foram seleccionados e já podem ser consultados nas plataformas oficiais do programa.

Esta chamada de projecto pretende dar apoio internacional aos operadores culturais das Regiões Ultraperiféricas e dos Países e Territórios Ultramarinos.

Este apoio é feito de duas formas: 1) apoio à visibilidade das propostas artísticas que irão integrar A Coleção; 2) apoio financeiro à divulgação das obras do catálogo A Coleção, que irá ser distribuídos pelas instituições culturais e artísticas, de forma a incentivar a circulação e apresentação dessas mesmas obras.

O financiamento será atribuído às estruturas que suportam as obras e as propostas artísticas. Assim, a chamada de projeto tem como principal objetivo apoiar a divulgação e promoção de pequenas formas artísticas, físico ou digital, tanto nas RUP e nos PTU, como também em toda a Europa Continental.

Sobre o Archipel.eu

O projecto Archipel.eu é coordenado pelo Institut Français em parceira com a APCA Madeira (Agência de Promoção da Cultura Atlântica) e a OCTA (Overseas Countries and Territories Association).

Lançado a 13 de Outubro de 2021, visa salvaguardar e promover a cultura nas 9 Regiões Ultraperiféricas e nos 13 Países e Territórios Ultramarinos da União Europeia, criando oportunidades de financiamento para profissionais culturais, artistas, grupos de artistas, organizações e instituições culturais. O projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia e tem uma duração de 24 meses.

Para além da “A Coleção – Archipel.eu Edição Especial”, está ainda aberto o “Fundo de Mobilidade”. Serão apoiados 65 projetos: 22 artistas e 43 instituições e organizações culturais.