Madeira

Reitor da UMa defende novo modelo educativo

Sílvio Moreira Fernandes considera que "modelo vigente tem, há muito, demonstrado ser inadequado.

None

O reitor da Universidade da Madeira (UMa), Sílvio Moreira Fernandes, defendeu esta quinta-feira, 17 de Fevereiro, a implementação de um novo modelo educativo com base na inclusão e inovação.

Sílvio Ferreira discursava no XVII Colóquio ‘Educação e Desenvolvimento Comunitário’ do Centro de Investigação em Educação da UMa.

Na ocasião, o reitor da UMa destacou que a temática em debate "traduz muito" daquilo que considera "ser o caminho a seguir", nomeadamente a transformação "do [actual] projecto educativo num projecto complexo, não exclusivamente centrado na escola como modelo estático de transmissão de saberes".

O professor entende que o "modelo vigente tem há muito demonstrado ser inadequado" e defende uma "mudança radical que transforme a educação num processo integrador, no qual todas as áreas se interligam como extensões, no sentido da construção de uma sociedade inteira que é muito mais do que a soma das suas partes".

A transformação digital veio demonstrar a fragilidade deste modelo de educação e com ele a fragilidade do sistema e a fragilidade da intenção de tornar o sistema igualitário. Há muito que se discutem estas características, há muito que se apresentam soluções, mas nunca como hoje se sentiu a premência de elaborar uma mudança radical. Sílvio Ferreira, reitor da UMa

No evento científico, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, abordou a evolução tecnológica e reiterou a importância de implementar um modelo de desenvolvimento assente na revolução digital e na investigação científica, com vista à evolução da humanidade.

Liliana Rodrigues quer linha de investigação em Educação e Desenvolvimento Comunitário

Colóquio 'Educação e Desenvolvimento Comunitário' decorre no Auditório da Reitoria da UMa entre hoje e amanhã