Madeira

Ribeira Brava acolhe reunião do projecto Cidades Circulares

None

A Câmara Municipal da Ribeira Brava acolhe, esta segunda e terça-feira, a 3.ª Reunião de Intercâmbio Interregional do programa Cidades Circulares que junta o município madeirense e sete municípios do continente.

Esta manhã, durante a sessão de abertura dos trabalhos alusivos ao tema ‘Resíduos e Economia Circular na Madeira’, o presidente Ricardo Nascimento referiu a urgência de se pensar em “soluções de construção e planeamento urbanístico mais sustentável”, reforçando a necessidade de “fomentar a formação sobre esta matéria nas escolas e garantir um trabalho contínuo por parte dos Municípios”.

Segundo o autarca, a economia circular “deve não só prevenir a produção de Resíduos de Construção e de Demolição (RCD), como também incentivar à boa gestão desses resíduos que podem, muitas vezes, ser reutilizados”, recordando os altos níveis de consumo de matérias primas na área da indústria de construção civil do país.

O autarca deu ainda a conhecer alguns dos marcos históricos e culturais das freguesias do Concelho, prestando especial agradecimento a todos aqueles que contribuíram para este encontro na Ribeira Brava.

A iniciativa dinamizada pela Direção-Geral do Território, visa apoiar e capacitar os municípios na transição para uma economia mais circular, criando condições para a dinamização de abordagens integradas e participadas de base territorial, bem como, de ações urbanas inovadoras de economia circular.

O projeto integra oito municípios portugueses, nomeadamente, Mangualde, Mértola, Oliveira de Frades, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Ribeira Brava, Valongo e Vila Nova de Gaia.