Madeira

Unidade de Hospitalização Domiciliária do SESARAM já arrancou

Um "sonho concretizado" para responder ao défice de camas hospitalares, disse a sua coordenadora

None

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira arrancou, há uma semana, e presta apoio, para já, a três utentes.

O anúncio foi feito esta tarde, numa iniciativa muito concorrida e que teve lugar no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Luz Brazão, coordenadora desta Unidade, fala de um "sonho concretizado" e que pretende dar resposta ao défice de camas hospitalares. "Uma alternativa ao internamento convencional", assumiu.

A esta nova unidade estão afectos médicos de Medicina Interna, enfermeiros e profissionais de outras especialidades, todos numa "articulação" ao serviço do utente.

O arranque do projecto de Hospitalização Domiciliária estava inicialmente previsto para o segundo semestre de 2022, mas alguns constrangimentos com os equipamentos levaram ao seu adiamento.

"Este é mais um acto de humanização do nosso hospital", assegurou o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, destacando a formação e a diferenciação dos profissionais de saúde da Madeira.