Madeira

Pedro Ramos destaca humanização no Serviço Regional de Saúde

Secretário Regional de Saúde e Protecção Civil defende que os 50 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, que se celebram em 2023, resumem 50 anos de humanização na Região.

None

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de Abril, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira promoveu, ao final da tarde desta quinta-feiora, uma conferência dedicada à humanização. O encontro, sob o tema ‘A nossa Saúde’, foi aberto a todos os interessados, e contou com a participação especial do Capelão do Hospital dos Marmeleiros, Padre Fernando Soares, e do professor José Fonseca Pires.

O Padre Fernando Soares abordou o tema ‘Humanizar é colocar-se no lugar do outro’, ao passo que José Fonseca Pires – responsável da área de Comportamento Humano na Organização e director do Programa de Alta Direcção da Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School, e um dos autores do livro ‘Sonhando com um Hospital Optimista’ – falou sobre a ‘Humanização na Saúde’.

Ainda antes destas duas intervenções foi apresentada a Comissão de Humanização do SESARAM, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Já a sessão de encerramento esteve a cargo do secretário Regional de Saúde e Protecção Civil. Pedro Ramos destacou que é para o ano, em Setembro de 2023, que o Hospital Dr. Nélio Mendonça celebra 50 anos, pelo que pode resumir “50 anos de humanização na Região, porque quando falamos em organizações falamos em pessoas, e esta organização é um conjunto de pessoas que cuida de pessoas.”

Defende que a humanização do serviço de saúde da Região “rivaliza com a competência e com a diferenciação, e se estamos a atingir o expoente máximo na diferenciação, naturalmente a humanização estará ao mesmo nível.”

A humanização é para os nossos utentes, mas nunca podemos ser uma organização com uma taxa elevada de humanização se esta não existir entre nós, se não houver o respeito pelo outro, se não se souber que trabalhar em equipa é mais importante do que trabalhar sozinho. Nós trabalhamos em equipa, de uma forma multidisciplinar. É isso que o Serviço Regional de Saúde tem dado como exemplo e tem transmitido à população. Pedro Ramos, secretário Regional de Saúde e Protecção Civil

O governante destacou que: “Nos últimos anos conseguimos inverter o paradigma da saúde na Madeira. Conseguimos contratualizar mais, respeitámos mais os profissionais e as suas carreiras. Conseguimos, por isso, produzir mais e recuperar mais rapidamente. Reorganizarmo-nos para que as nossas respostas continuem a ser as mais humanas, que se traduzem em melhores cuidados, melhores tratamentos.”

Ainda assim, promete que o Serviço Regional de Saúde vai continuar a trabalhar, continuar a evoluir. “A nova instituição vai aparecer em 2027 e estamos a preparar-nos em termos de formação, de diferenciação, de humanização”, reitera.