Madeira

José Manuel Rodrigues diz que salários baixos e desiguais são "inaceitáveis"

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira alerta que é necessário aumentar a produtividade e a competitividade das empresas e dos trabalhadores.

Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira acolhe XVI Encontro da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho 
Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira acolhe XVI Encontro da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho , Foto ALRAM

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira recebe esta quinta-feira, 7 de Abril, o XVI Encontro da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho. José Manuel Rodrigues presidiu à abertura. 

Na ocasião, o presidente do parlamento madeirense realçou a necessidade de melhorar e cumprir os Direitos Laborais e Sociais, tendo em conta "os tempos conturbados que vivemos", as mudanças e transformações do mundo e, consequentemente, das sociedades. 

No caso da Madeira, temos conseguido uma paz social, absolutamente essencial ao crescimento económico e ao desenvolvimento que alcançámos nos últimos 50 anos, após a implantação da Democracia em Portugal e da conquista da Autonomia pelas ilhas portuguesas. O diálogo e a concertação têm sido a chave desta paz social, que pode e deve ser mantida e fomentada com mais justiça social. José Manuel Rodrigues

José Manuel Rodrigues considera "inaceitável que uma em cada três pessoas que trabalham na Madeira e no resto do país seja pobre, uma vez que o vencimento que recebem não é suficiente para pagar as suas despesas mensais", descrevendo que a situação é o resultado de salários baixos e empregos precários. O presidente do parlamento madeirense refere que "outra situação injusta e também inaceitável" é a diferença salarial entre homens e mulheres, que constitui "uma das piores discriminações dos países da União Europeia".

De forma a manter a paz social e impulsionar a justiça social, José Manuel Rodrigues alerta para a necessidade de aumentar a produtividade e a competitividade das empresas, assim como dos trabalhadores, apelando à luta "até se atingir uma igualdade, também nos salários". 

O XVI Encontro da Associação Luso – Brasileira de Juristas do Trabalho (JUTRA) é organizado pelo Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados e pela JUTRA. Esta edição decorre até amanhã e está subordinado à temática 'Direitos Sociais e Laborais em Mar Revolto'.