Mundo

Resgate do menino preso num poço em Marrocos está na recta final

Durante a noite decorreram operações de colocação de tubos no túnel para tentar retirar Rayan, preso há mais de 85 horas

None
Foto EPA

Os socorristas marroquinos tentam, este sábado, a aproximação final para salvar Rayan, um menino de cinco anos que caiu num poço com 32 metros de profundidade, numa aldeia no norte de Marrocos, há quatro dias.

Socorristas marroquinos tentam resgatar menino preso num poço há três dias

Rayan tem 5 anos e, na passada terça-feira, caiu num poço com 32 metros de profundidade; as equipas de resgate entraram no terceiro dia de escavações para tentar chegar à criança

Ao longo do dia de sexta-feira e madrugada de sábado, as equipas de salvamento realizaram os últimos trabalhos de perfuração vertical para chegarem ao fundo do poço.

De acordo com o responsável pelas operações de resgate, que falou à imprensa já de madrugada, pelas 2h30 deste sábado, o salvamento "entrou na segunda fase", numa altura em que se está a escassos centímetros de chegar à criança.

"Estamos quase lá. Esta operação não deverá demorar muito mais. Não há nenhuma novidade sobre o estado de saúde da criança", afirmou.

Os socorristas continuam a transportar oxigénio, água e comida ao local, que chega ao fundo do poço através de um cabo, o que leva à confirmação de que o menino continua vivo, ainda que com ferimentos na cabeça, resultantes da queda.

Há quatro dias que as autoridades estão a levar a cabo uma intensa e complexa operação de salvamento na região de Chefchaouen. Os trabalhos chegaram mesmo a estar suspensos durante a tarde de sexta-feira devido ao risco de derrocada.