Mundo

Fortes chuvas causam pelo menos 35 mortos na cidade brasileira de Petrópolis

None

Pelo menos 35 pessoas morreram nas últimas horas em resultado das fortes chuvas que atingiram com grande rapidez a cidade brasileira de Petrópolis, criando uma situação "quase bélica", segundo fontes oficiais.

Petrópolis, a cerca de 70 quilómetros do Rio de Janeiro, acumulou 259 milímetros de chuva em seis horas, na tarde e noite de terça-feira, de acordo com fontes da defesa civil, prevendo-se para hoje mais precipitação, embora moderadas.

Fontes do gabinete do presidente da Câmara de Petrópolis e do Governo do estado do Rio de Janeiro apontam para 35 mortos até ao momento, embora não seja de excluir que o número de vítimas possa aumentar durante o dia.

O gabinete do Presidente da Câmara declarou o estado de calamidade pública, a fim de atender às vítimas e facilitar o trabalho de salvamento.

De acordo com fontes oficiais, pelo menos 171 deslizamentos de terras foram notificados no distrito de Petrópolis. O número de casas destruídas é próximo das 200, de acordo com um balanço provisório.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, descreveu aos jornalistas a situação, referindo-se a um cenário "quase como uma guerra". "Temos visto veículos derrubados, muita lama e ainda muita água", acrescentou.

O governador salientou que a tragédia ocorreu "de um dia para o outro" e indicou que, em apenas duas horas, a queda de água atingiu os 200 milímetros.

Os 259 milímetros acumulados em seis horas em Petrópolis foram ainda mais do que a previsão para todo o mês de fevereiro, que foi de 238 milímetros.

"É uma quantia absurda e infelizmente não pudemos salvar todas as pessoas", lamentou.

Esta não é a primeira vez que a região montanhosa do Rio foi atingida por fortes tempestades, pois foi também o cenário, em 2011, da maior tragédia meteorológica alguma vez registada no Brasil, quando as tempestades provocaram mais de 900 mortos e uma centena de desaparecidos.