DNOTICIAS.PT
Madeira

Capitania actualiza aviso de mau tempo no mar

None
Foto Arquivo

A Capitania do porto do Funchal emitiu uma nova actualização ao aviso de agitação marítima forte, que se encontra em vigor, que está em vigor até às 18 horas desta sexta-feira, dia 29 de Março.

Nesta actualização, o aviso de visibilidade má foi cancelado, enquanto o aviso de agitação marítima e vento forte mantêm-se.

O vento será "Oeste muito fresco a forte", ao passo que a visibilidade será "boa a moderada e, por vezes, fraca no início". 

No que diz respeito à ondulação, na Costa Norte estão previstas "ondas de Noroeste entre 5 a 6 metros", enquanto na Costa Sul as ondas são do "quadrante Oeste com 3 a 4 metros, sendo 1 a 2 metros na parte Leste".

Por isso, a Capitania deixa algumas recomendações à comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Não praticar a actividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras