5 Sentidos

Portugal assinala Dia Mundial do Teatro homenageando dois encenadores

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

As comemorações do Dia Mundial do Teatro são hoje marcadas por homenagens aos atores e encenadores António Reis e Jorge Silva Melo, por duas companhias excluídas dos concursos do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes para 2023-2026.

A companhia Seiva Trupe, com sede no Porto, convida o público a juntar-se ao coletivo para o primeiro aniversário de apresentação pública da Sala Estúdio Perpétuo, numa sessão dedicada a António Reis, cofundador da companhia e do Festival Internacional de Expressão Ibérica (FITEI), que morreu em abril de 2022, aos 77 anos.

Em Alverca, a companhia Cegada, estreia a peça "Num país onde não querem defender os meus direitos eu não quero viver", de Jorge Silva Melo, a partir de "Michael Kohlhaas", de Heinrich von Kleist. Fundador dos Artistas Unidos, Jorge Silva Melo morreu em março do ano passado, aos 73 anos.

No Dia Mundial do Teatro, entre outras ações, tem também estreia a peça "A noite dos assassinos", de José Triana, pelo Teatro Experimental de Cascais que, em 1973, foi proibido de a pôr em cena pela ditadura.