Madeira

"A igreja é vítima das más acções dos seus membros", diz D. Nuno Brás

None

"A igreja é vítima das más acções dos seus membros, quaisquer que elas sejam — não é culpada, é vítima", diz o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, num artigo publicado ontem no Jornal da Madeira. 

Numa altura em que a igreja está debaixo de fogo devido aos casos de abuso sexual, o prelado madeirense referiu que essas más acções "ofendem" aquela instituição. 

Procuremos entender: quando ofendo alguém, isso é mau para essa pessoa que ofendi, e é mau para mim que diminuí na minha vida de cristão. Mas, ao pecar, ofendi também a Deus que me manda amar até o inimigo, e ofendi igualmente a igreja — quer dizer, ofendi o povo de Deus, o conjunto dos baptizados. É verdade: as minhas más acções (e, se virmos bem, o mesmo se pode dizer das omissões e dos pensamentos) ofendem também a igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que uma alma que se eleva, eleva o mundo, ou seja: torna melhor o mundo inteiro. Mas, infelizmente, o contrário também é verdade: alguém que faz o mal, torna também pior a Igreja e o mundo inteiro".  D. Nuno Brás 
O que eu sou, o que eu faço de mal, ofende a Igreja: mostra menos a igreja santa; ofusca nela o rosto de Cristo".  D. Nuno Brás 

Para D. Nuno Brás, "é por isso que faz todo o sentido que, para obter o perdão de Deus, seja também necessário que Deus e a igreja estejam presentes, ao menos através dum sacerdote".