Madeira

José Prada reforça apelos à participação na Festa do Chão da Lagoa, “uma Festa que conta com todos”

None

“Esta é uma Festa aberta a toda a população, de entrada livre e com direito à estacionamento gratuito, que marca o arranque de um novo ciclo político rumo ao futuro e às vitórias que o Partido quer continuar a conquistar”, destaca Secretário-geral

A grande Festa do Chão da Lagoa – que terá lugar, no próximo dia 24 de Julho – foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, pelo secretário-geral do PSD-Madeira, José Prada, acompanhado pela sua equipa e pelas restantes estruturas do Partido.

Uma grande festa social-democrata que, conforme fez questão de vincar, "é, também, a Festa do Povo Madeirense", sendo "aberta a toda a população, de entrada livre e com direito à estacionamento gratuito" e marcando, igualmente, o arranque de um novo ciclo político rumo ao futuro e às vitórias que o partido quer continuar a conquistar.

"É tempo de voltarmos a celebrar, juntos, a nossa força, o nosso trabalho e a nossa identidade e, depois de cumprimos os nossos objetivos políticos neste período, temos, agora, de reforçar a nossa união e mobilização para o futuro e para os próximos desafios eleitorais”, referiu, sublinhando a satisfação pelo regresso à Herdade, após dois anos de interregno devido à pandemia, de uma festa há muito aguardada pelos militantes e por todos os madeirenses e porto-santenses que, habitualmente, se juntam ao evento, valorizando e engrandecendo esta realização.

Conforme habitual, a animação musical no recinto inicia-se pelas 8 horas e prossegue ao longo do dia, contando, para esse efeito, com diferentes artistas e grupos regionais, numa valorização dos artistas da Região – alguns dos quais presentes na conferência – que José Prada aproveitou para destacar.

Assim, a 24 de Julho, sobem ao palco os Anjos – "que desde a primeira hora quiseram juntar-se a nós nesta edição", Ruben Aguiar, Vasco Freitas, Miguel Pires, Roni de Melo, dos Triova Voices, dos Colchetes d’Alfaiate e dos Mariachi, num programa que conta, ainda, com a animação de DJ Sil e MC Party Rocker e com as actuações de Grupos Folclóricos, Bandas Filarmónicas, os Amigos da Borga e a Tuna Universitária da Madeira.

Também como é hábito, o programa inclui intervenções políticas, com início previsto pelas 13h30, entidades que, cumprindo a tradição, farão, antes dos discursos, a tradicional visita às barracas que se encontram representadas no evento.

No respeitante à oferta no local, o secretário-geral do PSD-Madeira realçou a existência das tradicionais barracas de comes-e-bebes que estarão a cargo das 54 comissões políticas de freguesia, mas, também, da JSD, TSD e Núcleo de Emigrantes, às quais se juntam as dezenas de barracas a cargo dos feirantes que, em todas as edições do Chão da Lagoa, contribuem para a maior dinamização do espaço. Na barraca do Núcleo de Emigrantes haverá, inclusive, alguma oferta de merchandising à venda, alusiva à imagem da Festa.

De sublinhar, igualmente, a existência de um espaço de Jardim de Infância gratuito na Herdade, “para que as famílias possam fazer parte da Festa, levando os seus filhos e netos”.

Já relativamente aos transportes para o local, José Prada salientou que os autocarros voltarão a sair de todas as freguesias da Madeira, adiantando, a esse propósito que volta a ser reeditado o esquema de transportes, garantindo-se a ligação permanente, entre o Funchal (Tribunal) e a Herdade, com subidas desde as 8h e até às 13h e descidas das 17h30 às 20h30.

Paralelamente, a experiência bem-sucedida do passado fez com que o partido mantivesse a entrada no Portão Norte (junto ao Montado do Pereiro) e a saída pelo Portão Sul (junto ao Abrigo do Pastor), devidamente orientadas pelas Autoridades.

Aliás, reforçou, "contamos, novamente, com um dispositivo de segurança que, mais uma vez, será responsável pela coordenação do trânsito, nas entradas e saídas, mas, também, pela segurança das pessoas no local".

José Prada que terminou a sua intervenção reconhecendo a extraordinária mobilização, o entusiasmo e a colaboração de todos os Militantes e Comissões Políticas em torno desta Festa, bem como das entidades associadas e que colaboraram para que a mesma fosse uma realidade este ano, lançando o apelo para que "todos os Madeirenses e Porto-Santenses se juntem ao evento, numa Festa que conta com todos".