Madeira

UMa promove colóquio sobre 'Lições da Pandemia'

As inscrições já estão abertas e podem ser efectuadas através de um formulário

None

Nos dias 12 e 13 de Dezembro, o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) vai organizar o XVIII Colóquio, este ano subordinado ao tema 'Lições da Pandemia'.

Em Março de 2020, a generalidade das escolas viu-se perante o dilema de ter de fechar as portas e de, ao mesmo tempo, continuar a funcionar, mantendo-se os alunos e os professores confinados às suas casas. Esse dilema condicionou profundamente os anos lectivos de 2019-2020 e 2020-2021." Universidade da Madeira.

Num comunicado enviado à redacção, esta manhã, a Universidade da Madeira (UMa) explica que "apesar de a ideia de ensino à distância não ser nova, a necessidade da sua generalização repentina, à  escala dos sistemas educativos, apanhou todos de surpresa, de pouco valendo as experiências acumuladas ao longo de décadas, envolvendo meios como os correios, a rádio, a televisão e, mais recentemente, as plataformas digitais e os dispositivos móveis".

Valeram-nos as aplicações de suporte de videoconferências online e, mesmo assim, de maneira desigual: além da questão das competências, os acessos à rede, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores, não era a mesma, incluindo a falta absoluta de sinal nalgumas residências e, em muitos casos, impossibilidade de as famílias custearem o preço dos equipamentos indispensáveis." Universidade da Madeira.

 "O que é que todos aprendemos com o pesadelo que tivemos de enfrentar?" é uma das questões que este colóquio pretende debater. 

Assim, neste sentido, de olhos postos no campo científico actual, o CIE-UMa convida investigadores e educadores a contribuir com os seus trabalhos e reflexões sobre este tema, devendo os interessados submeter os respectivos resumos até ao dia 18 de Novembro de 2022.

As inscrições já estão abertas e podem ser efectuadas on-line através de um formulário