A intromissão do Parlamento Europeu sobre salários

A falta de soberania em Portugal atinge um patamar inaceitável face à União Europeia(UE). O Parlamento Europeu (PE), aprovou por maioria, uma directiva sobre salários mínimos nos países que fazem parte da UE. Tínhamos a convicção que a valorização salarial, por cá, não estava sujeita àquela intromissão... o PE promove a estagnação da progressão do salário mínimo e dos salários em geral. Esta imposição com os votos, do PSD, CDS e PS, que visa a continuidade dos baixos salários e condenar os trabalhadores a uma perpetuação da pobreza, faz sentido... mas, o inexplicável acontece com a junção àqueles do BE(!). (A fazer fé no que diz a imprensa). Assim, perguntamos ao deputado no PE, José Gusmão (BE): as juras de amor que faz aos trabalhadores são uma falácia?

A directiva determina que os sindicatos e associações patronais sejam envolvidos, em «pé de igualdade», em tudo o que diga respeito ao salário mínimo. Ora, quando as leis do trabalho favorecem largamente o patronato, o poder dos sindicatos fica, à partida, condicionado, desfavorecido e em desigualdade de circunstâncias.

Dado o actual aumento galopante do custo de vida, as referidas dimanações sobre a desvalorização dos salários revestem-se duma iniquidade perniciosa, ou melhor dizendo - inqualificável!

Vítor Colaço Santos