Madeira

Sai Pedro Calado, entra Rogério Gouveia

Nas notícias que marcam o dia, para além da tomada de posse do novo secretário regional das Finanças, destaque também para o jogo Belenenses SAD-Marítimo, de logo à noite

None

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje para debater a situação no Afeganistão, um dia depois de os talibãs tomarem Cabul, reunião em que o secretário-geral, António Guterres, apresentará um relatório.

O secretário-geral da ONU instou no domingo os talibãs e todas as outras partes afegãs "à maior contenção", algumas horas depois da entrada em Cabul dos combatentes do movimento islâmico radical.

"O secretário-geral está particularmente preocupado com o futuro das mulheres e das meninas, cujos direitos duramente adquiridos devem ser protegidos", disse a ONU em comunicado.

António Guterres frisou que as Nações Unidas continuam "determinadas a contribuir para uma solução pacífica do conflito".

A reunião do Conselho de Segurança está prevista para as 10:00 de Nova Iorque (15:00 de Lisboa).

Hoje, também é notícia:

DESPORTO

Os jogos Boavista-Paços de Ferreira e Belenenses SAD-Marítimo vão encerrar hoje a segunda jornada da I Liga de futebol.

Numa ronda em que os principais candidatos ao título -- Sporting, FC Porto e Benfica -- registaram triunfos, os pacenses são os únicos que podem chegar aos dois triunfos e juntar-se aos líderes da Liga, onde também se encontra o Gi Vicente.

Boavista, Belenenses SAD e Marítimo procuram ainda o primeiro triunfo na prova.

LUSOFONIA

Um emigrante português que matou a mulher e o filho mais velho, em 25 de abril de 2018, deverá começar a ser julgado hoje em Renens, na Suíça.

O português, agora com 53 anos, vai responder perante o Tribunal Criminal de Northern Vaud pela morte da mulher, de 42 anos, e do filho mais velho, que costumava defender a mãe de agressões do progenitor.

O casal português mudou-se para Payerne, na Suíça, em 2006, com os dois filhos pequenos.

Onze anos depois, em 2017, a mulher saiu de casa com os dois filhos, de 18 e 13 anos, mas o marido continuou a assediá-la e, a 25 de abril, dirigiu-se à casa dela e disparou mais de 30 tiros sobre o filho e a mulher.

O português pode ser condenado a uma pena de entre 10 anos a prisão perpétua.

PAÍS

O novo secretário das Finanças do Governo Regional da Madeira, Rogério Gouveia, toma hoje posse, na sequência da saída do executivo do vice-presidente, Pedro Calado, que se irá dedicar à candidatura às autárquicas de setembro.

A tomada de posse está agendada para as 15:00, na Assembleia Legislativa madeirense.

Os decretos de exoneração do vice-presidente do Governo Regional e de nomeação do novo secretário das Finanças foram assinados no domingo pelo representante da República, Ireneu Barreto.

O vice-presidente do Governo da Madeira, Pedro Calado, deixa assim o cargo que ocupou desde 2017 para se dedicar à candidatura da coligação 'Funchal Sempre à Frente' (PSD/CDS-PP), à Câmara Municipal do Funchal, de que é o cabeça de lista.

Com a saída de Calado, o executivo de Miguel Albuquerque (PSD/CDS-PP) decidiu extinguir a Vice-Presidência e criar a Secretaria Regional das Finanças, para onde transitam as áreas antes tuteladas por aquela.