Festas do Monte

Em 15 de agosto de 2017, desabou uma árvore da espécie “carvalho alvarinho” que estava plantado na encosta à ilharga da Igreja de Nossa Senhora do Monte, causando a morte de 13 pessoas no Largo da Fonte, quando aguardavam a passagrm da procissão, após a celebração da Eucaristia.

As causas que contribuiram para o trágico acidente foram várias: a dimensão do carvalho numa zona inclinada; o solo instável devido a ação do calor; a trepidação provocada pelos foguetes de grande explosão e as vibrações, emitidas de aparelhos sonoros, em altos decibeis.

OS PLÁTANOS DO LARGO DA FONTE -- MONTE

O plátano é da família das platanáceas, de folhas caducas e palmadas, casca bicolor, frutos secos, pequenos e agrupados em bolas ouriçadas e pendentes.

Os plátanos do Largo da Fonte já devem ter mais de 100 anos; por conseguinte, em fim de vida. Todavia, o pólen, que são grãos microscópios, que são expelidos das bolas ouriçadas dos plátanos, provocam alergia nasal às pessoas que estão próximas.

Para melhor ilucidar, verifiquem que os plátanos que estavam plantados na Estrada Monumental até à Capela da Vitória, próximo à Ponte dos Socorridos, estão a ser substituídos, há muitos anos, por outras espécies de árvores.

José Fagundes