Casos do dia

ARAE alerta para bolachas contaminadas

Em causa está lote com sementes de sésamo que contém Óxido de etileno

None

A Autoridade Regional das Actividades Económicas (ARAE) emitiu hoje um alerta relativo a Bolachas (Crackers) contendo sementes de sésamo provenientes da Índia, contaminadas com Óxido de etileno.

“A ARAE informa que recepcionou no âmbito do sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais, ‘Rapid Alert System for Food and Feed’ (RASFF), uma notificação, a qual dá conhecimento da retirada do mercado de um lote específico de bolachas (Crackers) com sementes de sésamo.

Em causa está a contaminação das sementes de sésamo com óxido de etileno, em níveis superiores ao Limite Máximo de Resíduos (LMR) (de 0,05 mg/kg aplicável ao óxido de etileno) previsto no Regulamento (CE) n.º 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Fevereiro. Esta contaminação foi detectada no produto que abaixo se identifica:

Identificação do produto alvo deste alerta:

Designação: Bio Crackers, Sésamo e Alecrim, com Azeite Virgem Extra (10%), 250g;

Marca: Crich;

Lote: 5920;

Data de durabilidade mínima: 30/11/2021”.

De acordo com a informação emitida pela ARAE “esta constatação constitui um risco grave para a saúde humana, uma vez que o óxido de etileno está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B, em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho. Além disso, o óxido de etileno não está aprovado como substância ativa para utilização em produtos fitofarmacêuticos na União, como refere o Regulamento de Execução (UE) 2020/1540, da Comissão, de 22 de outubro de 2020, que altera o Regulamento de Execução (UE) 2019/1793 no que diz respeito às sementes de sésamo originárias da Índia”.

Na sequência desta informação, a ARAE alerta “os potenciais consumidores na Região Autónoma da Madeira para o não consumo (ingestão) deste género alimentício do lote em questão”.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo