Madeira

JPP convida Rui Barreto a sair do gabinete e visitar empresários da Zona Velha

None

O JPP visitou hoje os empresários ligados à restauração, bar e similares da Zona Velha do Funchal, setor que tem sido amplamente afectado pela actual situação pandémica.

“Dos 190 milhões de euros que o secretário regional da Economia refere que foram disponibilizados para apoiar as empresas e o sector privado, cerca de 40% deste sector não recebeu qualquer tipo de apoio”, referiu Élvio Sousa.

O deputado lembrou que as micro e pequenas empresas são o “garante da empregabilidade regional”, mas, apesar da sua importância, “o Plano de Recuperação e Resiliência, com mais de 580 milhões, vem para engordar o sector público”.

Considera que são precisas verbas a fundo perdido para as empresas, de forma a garantir os postos de trabalho e a sustentabilidade da economia. Nesta matéria, convida o Secretário Regional da Economia a “visitar estas empresas” e “deitar-lhes a mão”, frisando que “é preciso que saia do escritório” desafiou o deputado.

Élvio Sousa diz ser fundamental a criação de um programa de emergência económica e entende que “deve ser o senhor Governo a ir ao encontro das empresas e não o contrário”.

Defende equipas técnicas e recursos humanos que apoiem os empresários nas candidaturas de apoios, de uma forma desburocratizada, já que “os empresários precisam de apoio para o pagamento de electricidade, de água, das rendas, de despesas que, muitas vezes, obrigam a empresa a reduzir os funcionários”.