Madeira

Rastreio do Cancro da Mama em Machico a partir de amanhã

None

Dando seguimento ao Rastreio do Cancro da Mama na Madeira, o SESARAM inicia amanhã, 19 de Março, a 8.ª volta do Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Machico, prevendo-se que venha a terminar entre Julho e Agosto de 2021.

Será utilizada uma das Unidades Móveis que ficará colocada junto ao Centro de Saúde da Machico.

Serão convocadas cerca de 4.401 utentes para o rastreio do cancro da mama, por ordem alfabética, através de um postal convite / convocatória, com indicação do dia, hora e local onde irão realizar a sua mamografia de rastreio.

O rastreio começa com a população de Machico, entre a segunda quinzena de Março e a segunda de Maio. Segue-se a população de Água de Pena, entre a segunda quinzena de Maio e a primeira de Junho. Depois será a vez do Caniçal, entre a primeira quinzena de Junho e a primeira de Julho, prossegue com a população do Porto da Cruz, entre a primeira quinzena de Julho e a segunda de Julho, terminando com a população do santo da Serra, na segunda quinzena de Julho.

O Rastreio do Cancro da Mama da RAM é um rastreio de base populacional, dirigido a mulheres assintomáticas, sem factores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos. A estas mulheres, e após um inquérito dirigido (antecedentes pessoais, familiares, medicação hormonal, sinais e sintomas mamários, entre outros), realiza-se mamografia nas quatro incidências standard, que posteriormente serão submetidas a uma dupla leitura independente por dois radiologistas. Os casos discordantes serão ainda submetidos a uma terceira leitura.

Em alguns casos de dúvida as mulheres serão convocadas para uma Consulta de Aferição, durante a qual um dos Médicos Radiologistas fará a avaliação necessária para esclarecimento (anamnese, comparação com exames prévios, palpação, incidências adicionais, ecografia).

A Mamografia de Rastreio destina-se a mulheres assintomáticas, sem factores de risco familiar relevante e a Mamografia de Diagnóstico destina-se a mulheres sintomáticas, onde a mamografia será complementada por inspecção, palpação e muitas vezes também por ecografia mamária. As mulheres com risco familiar devem ter vigilância personalizada.

Considerando a relevância deste programa para a saúde da mulher, vimos solicitar a vossa melhor atenção, no sentido da divulgação do programa, contribuindo dessa forma na sensibilização da população feminina para a participação no rastreio do cancro da mama.