Madeira

Câmara de Lobos reforça preparação preventiva com meios e recursos

Serviço Municipal de Protecção Civil encerra e condiciona acessos em zonas de risco acrescido

None

Consciente do papel de destaque que se encontra reservado ao domínio da Segurança, Saúde Pública e Protecção Civil, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL), vai estar amanhã em alerta operacional amarelo, ao mesmo tempo que já adoptou medidas preventivas, face ao mau tempo anunciado para as próximas horas.

Na sequência do potencial agravamento das condições meteorológicas na Região Autónoma da Madeira, com a possibilidade de ocorrência de precipitação intensa e concentrada e de vento moderado a forte, acompanhados de episódios de trovoada, o Município de Câmara de Lobos encontra-se a promover, de forma preventiva, a operacionalização das acções e tarefas e a implementação dos procedimentos de planeamento e gestão de emergência considerados adequados e/ou ajustados face à fenomenologia do evento.

Aviso vermelho para as regiões montanhosas e costa sul da Madeira

IPMA acaba de actualizar os avisos meteorológicos para a amanhã, elevando a risco extremo a chuva

Orlando Drumond , 03 Janeiro 2021 - 13:42

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, “no âmbito do nosso Sistema Municipal de Alerta e Aviso, o SMPC procedeu a emissão de um Comunicado Técnico-Operacional, em articulação com os agentes de protecção civil e/ou entidades ou organismos intervenientes nas eventuais acções de protecção civil, com o objectivo promover a cooperação e a definição de procedimentos operacionais comuns; enquanto no âmbito da informação à Comunidade, difundiu um comunicado à população, com recomendação para a adopção de determinadas medidas preventivas e de auto-protecção face ao evento”.

Em termos operacionais, e de forma preventiva, “serão encerrados e condicionados determinados acessos, em função da sua localização em zonas de risco acrescido, encontrando-se a respectiva abertura condicionada à avaliação técnica por parte do Serviço Municipal de Protecção Civil, articuladamente com a evolução dos avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto de Meteorologia”.

De igual forma, “e em função da magnitude expectável do evento, procedeu-se ao reforço e a preparação preventiva dos meios e recursos tidos como necessários, nomeadamente com a constituição de duas equipas operacionais, com os equipamentos, materiais e recursos indispensáveis à resolução de qualquer eventual situação de emergência e protecção civil”.

Face às actuais circunstâncias, apela à população que “tomem as devidas precauções ou providências, não se expondo a situações de risco potencial, e que se mantenham atentos às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança”.

Apesar de serem os únicos acessos às localidades, durante o período crítico (das 11h00 às 16h00) será condicionada a circulação automóvel e apeada na Estrada José Avelino Pinto, que liga o Castelejo à Fajã das Galinha (Estreito de Câmara de Lobos) e a Estrada da Fajã (Câmara de Lobos). Outras estradas, nomeadamente a Estrada da Boca dos Namorados e Estrada da Corrida, a montante do entroncamento com a Estrada Municipal do Marco e Fonte da Pedra, estarão encerradas à circulação. O mesmo acontecerá em infra-estruturas e acessos à orla costeira, casos do Complexo Balnear das Salinas, Praia do Vigário e Cais de Câmara de Lobos.

Fechar Menu