País

'desMarca a Diferença' é a nova campanha da GNR

None

A Guarda Nacional Republicana arranca esta quinta-feira, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 'desMarca a Diferença', uma  campanha de sensibilização em todo o território nacional, direccionada para a divulgação dos direitos e promoção da inclusão das Pessoas com Deficiência. A campanha prolonga-se até dia 9 de Dezembro. 

Para estar mais próxima das pessoas, a GNR quer prestar uma resposta personalizada e adaptada a problemas concretos da população, sobretudo da mais vulnerável: "Para o efeito, em 2014, foi implementado o 'Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência' (PAPcD), que visa a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas das pessoas com deficiência, procurando envolver de forma proactiva a comunidade para atender, compreender e respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades e prevenindo situações de negligência, violência e maus-tratos', explica a GNR. 

Considerando o compromisso humano, social e cívico, a GNR tem ainda estabelecido diversas parcerias e protocolos com associações e escolas um pouco por todo o país, disponibilizando o seu efectivo animal para sessões de hipoterapia (cavalos) e cinoterapia (cães) e dando o contributo para esta área sensível, "mas extremamente gratificante2.

Através da hipoterapia, o cavalo torna-se num agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência, promovendo vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais. A GNR promove sessões de hipoterapia regularmente na Unidade de Segurança e Honras de Estado, em Lisboa, e noutras unidades ao longo do dispositivo territorial, designadamente em Évora, Gouveia e Porto.

Através da cinoterapia, são utilizados os cães como um recurso terapêutico inovador em sessões de cinoterapia a crianças com necessidades educativas especiais, contribuindo para a expressarem emoções e desenvolvimento de comunicação. Além de promover e desenvolver défices cognitivos, estas sessões educam  para a segurança rodoviária com recurso a cães e apoiam na execução das actividades de vida diária dos beneficiários estimulando-os física e cognitivamente. A GNR tem colaborado com diversas instituições através do Grupo de Intervenção Cinotécnico na zona da Grande Lisboa e também em Coimbra, no Porto e em Viseu.

Fechar Menu