Madeira

Nem tudo o que vem à rede é ódio

None

Boa noite!

As redes sociais têm de tudo. E nestas tanto abunda o lixo nauseabundo como, de quando em vez, surgem gestos sublimes.

O que se passou hoje, com comentários execráveis ao facto da Directora Geral de Saúde, Graça Freitas, estar infectada com Covid-19 é deveras preocupante. Ninguém em seu perfeito juízo deseja a morte ao seu semelhante, muito menos a uma profissional que, como todos os milhares que lutam de forma determinada no combate à doença há quase 9 meses, tem mais méritos do que erros num processo que obriga a atitudes preventivas, a responsabilidades acrescidas e a muito bom senso.

O que se passou hoje comprova que as redes alimentam-se do ócio real e destilam ódio digital. Sim porque muitos agressores virtuais, a maioria a coberto de perfil falso e sem nada de útil para fazer na vida, são incapazes de dizer cara a cara e de assinar o que escrevem. Corajosos são os que vão suportando os atentados aos direitos e às liberdades, mas que agora, passam finalmente à acção, determinados em acabar com o ‘offshore’ alucinado onde é permitido disparatar e quase nada é judicialmente condenado.

Neste contexto, a causa de Cristina Ferreira feita petição ‘Contra o ódio e a agressão gratuita na Internet” que já tem quase 50 mil assinaturas ganha mais força. Mesmo que aqueles que dissertaram recorrendo a outras tantas injúrias sobre o título do seu último livro ‘Pra Cima de Puta’ não queiram que ao Parlamento chegue o debate em torno do cyberbullying. Mesmo que não estejam dispostos a reconhecer que no território sem lei os  “discursos de ódio multiplicam-se”, “a maldade grassa, o fel destila” e que “maledicência, a ignomínia e a mentira atingem níveis de tal modo avassaladores que as próprias redes sociais procuram limitar intervenções potencialmente perigosas de políticos e utilizadores com grande visibilidade”. Mesmo que finjam que a inveja e ódio não são faces da mesma moeda e queiram manter sem litígio realidades bem distintas e inconfundíveis, como a liberdade de expressão e a propensão para a agressão.

O que no vale é que nas redes, como na vida, por vezes cruzamo-nos com pensamentos que ficam para a história e com gestos admiráveis como o que partilho nesta hora.

A lição é dada por Pelé que esta noite, na mensagem sobre Maradona no seu Facebook, voltou a golear, transportando-nos para momentos de glória que tanta falta nos fazem.

Ora leiam se faz favor, se não for pedir muito...

Fechar Menu