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Madeira

Novos pontões de amarração estreados pelo 'Lobo Marinho'

Obras no Cais 1 do Porto do Funchal estão concluídas e estavam a postos para receber hoje o navio-ferry, o principal cliente

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O Porto do Funchal tem novos cabeços de amarração, após ter sido terminada a empreitada de substituição no Cais 1 e na rampa RO-RO. "Está tudo pronto para receber o principal utilizador daquele cais, o ferry 'Lobo Marinho' que está de regresso, depois do habitual período de manutenção", refere a APRAM, pouco depois do referido navio atracar esta manhã no seu local habitual.

"Esta empreitada complementa a primeira fase que decorreu, em Janeiro de 2022, quando foram substituídos três dos 10 cabeços de amarração do cais 1", conta. "Com a substituição dos restantes cinco cabeços, localizados na beira-cais e outros dois existentes na rampa RO-RO fica concluída esta intervenção que abrangeu a demolição dos cabeços de amarração existentes e viga de bordo e a execução de novos maciços para fixação dos novos cabeços de amarração, incluindo os cabeços de 50 toneladas e da nova viga de bordo", explica a Administração dos Portos da Madeira.

E realça que "foi também feita a reabilitação da camada de desgaste do terrapleno existente, com a repavimentação em pavimento betuminoso, bem como a reabilitação das caixas técnicas e a reparação das guardas metálicas existentes".

Citando a presidente do Conselho de Administração da APRAM, que diz que "a ligação entre a Madeira e o Porto Santo movimentou no ano passado, um total de 408.268 passageiros, um recorde face aos números registados nos últimos 10 anos e um crescimento de 20% face ao ano anterior. Muitos destes passageiros foram madeirenses, mas houve também muitos não residentes na região", disse Paula Cabaço. "Trata-se de uma linha muito importante, pois assegura não só a mobilidade inter-ilhas como contribui para o abastecimento da ilha do Porto Santo", afirmando que "esta administração tem a preocupação de assegurar a manutenção e operacionalidade portuária do cais que serve esta linha de serviço público".

De referir que "a segunda fase da empreitada de substituição dos cabeços de amarração do cais 1 e rampa RO-RO do Porto do Funchal foi adjudicada à empresa ETERMAR-Engenharia, S.A., pelo valor de mais de 160 mil euros e foi executada em menos de um mês", conclui a nota de imprensa.