DNOTICIAS.PT
Madeira

Bombeiros de Santa Cruz recebem ambulância como prenda de aniversário

None
Fotos Município de Santa Cruz

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz recebeu uma prenda antecipada, dois dias antes de celebrar o 92º aniversário, que será assinalado amanhã, dia 21 de Janeiro.

A Câmara Municipal de Santa Cruz atribuiu uma nova ambulância à corporação, num investimento de 83 mil euros. Segundo revelou, irá entregar também uma viatura auto-escada que será benzida e entregue no aniversário, cujo valor ronda os 280 mil euros.

“Isto surge na sequência de um plano que foi apresentado ao executivo da Câmara quando tomei posse, um plano de reequipamento e de melhoria das condições dos recursos, quer humanos, quer materiais. Constatou-se que uma das áreas que temos bastante intervenção é a área pré-hospitalar e isso tem, naturalmente, desgaste nos veículos. A companhia conta neste momento com sete ambulâncias, mas nunca conseguimos ter todas operacionais ao mesmo tempo porque há sempre avarias devido ao desgaste e, face à insularidade que temos, demora muito tempo a conseguir repor a normalidade dos veículos. Assim, importa termos sempre uma reserva estratégica, que se representa na aquisição desta ambulância, que para além de reforçar o parque automóvel no pré-hospitalar, vem nos garantir uma redundância nestas avarias, ou seja vamos conseguir ter sempre duas ambulâncias em prontidão para responder à população”, explicou o comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz.

Leonardo Pereira revelou ainda que irá apresentar uma proposta ao executivo para aquisição de mais um veículo florestal de combate a incêndios, visto que a companhia tem apenas dois veículos para fogos, o mais antigo adquirido em 1998 e que, “apesar de ainda estar operacional, tem muito desgaste”.

“O período sazonal está a aumentar, o que significa que estes veículos têm de estar operacionais durante todo o ano. Como estamos a prever os Verões cada vez mais quentes e severos, significa que vamos ter operações de combate cada vez mais prolongadas e cada vez mais frequência de ocorrência de incêndios, o que vai ter depois consequência na saída dos carros e temos de ter uma reserva estratégica, no mínimo com três veículos de combate a incêndios em prontidão para o concelho”, acrescentou.

Tal como o DIÁRIO noticiou, além da tradicional missa na Igreja Matriz de Santa Cruz, este ano agendada para as 8 horas, as comemorações do aniversário irão contar com uma romagem ao cemitério local para a colocação de uma coroa de flores em honra dos bombeiros falecidos, o que está previsto para as 10h30 e um desfile motorizado pelas freguesias do concelho. 
Às 12 horas acontece a formatura, cerimónia durante a qual serão benzidas as novas viaturas, nomeadamente um carro escada e uma ambulância.

Na mesma ocasião, serão atribuídas a empresários que se têm destacado no apoio aos Bombeiros de Santa Cruz, bem como anunciados os projectos que a Companhia tem para os próximos tempos.