Madeira

Jorge Veiga França defende a solução “Madeira +1” para resolver a operacionalidade do Aeroporto da Madeira

O presidente da ACIF desafia o Executivo a apoiar o operador que detém a concessão da linha marítima Madeira-Porto Santo

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

O presidente da ACIF-CCIM, Jorge Veiga França, na sessão de abertura do ‘Dia do Empresário Madeirense’, que decorre, esta tarde no Centro de Congressos, apelou ao Governo Regional para que não se esqueça das empresas, especialmente depois de dois anos da crise devido à pandemia de covid-19.

"Gostaríamos de chamar a atenção do Governo para que não se esqueça das empresas”, disse, acrescentando que a recapitalização é um instrumento fundamental para fortalecer as bases financeiras e garantir a continuidade das suas actividades. "Atendendo aos anos que passámos de Covid seria importante que se apostasse na recapitalização das empresas", frisou.

Além disso, durante o seu discurso, Jorge Veiga França aproveitou para sublinhar que também é necessário destacar a importância do Aeroporto do Porto Santo como parte da solução para o melhoramento da operacionalidade e eficiência dos voos para a Região, defendendo a solução “Madeira +1”.

“Temos um problema com os ventos do aeroporto e aqui nasce uma solução, que também temos vindo a defender que é o Aeroporto do Porto Santo, para que possa ser parte da solução para a questão da operacionalidade que se coloca”, disse, explicando ser uma alternativa viável para evitar que os voos continuam a ser divergidos ou cancelados.

Nesse sentido, o presidente da ACIF-CIIM, deixou o desafio ao Governo Regional para que também possa apoiar a empresa que faz a concessão da linha marítima Madeira-Porto Santo, até para que possa existir uma ferry com melhor capacidade.

"Se calhar, seria possível, ajudando quem tem a concessão substituir o actual navio para ter um novo navio", defendeu, reforçando que também poderia existir obras de requalificação do Porto do Caniçal.

Um dos momentos mais importantes deste evento acontece dentro de momentos, com a assinatura de um memorando de entendimento para a criação de uma Confederação das Câmaras de Comércio da Macaronésia, designadamente da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, que tem na ACIF-CCIM a representante madeirense.

A edição deste ano desta efeméride tem como tema ‘O Cluster da Macaronésia’, e Paulo Partos é o orador convidado, que vai abordar o tema 'Nova ordem mundial e instabilidade actual: as tendências geopolíticas de um mundo em mudança'.

Nesta sessão comemorativa, que conta com a presença de diversas entidades regionais, nacionais e internacionais, há ainda espaço para dois debates dedicados à Macaronésia, nomeadamente sobre as oportunidades que este mercado encerra para as empresas e sobre os desafios da sua integração.