Madeira

Cinco médicos no ‘top’ das pensões mais altas atribuídas na Madeira neste ano

Rogério Correia, Manuel Figueiroa e Silvestre Abreu são três dos cinco médicos da Madeira que se aposentam neste primeiro semestre.
Rogério Correia, Manuel Figueiroa e Silvestre Abreu são três dos cinco médicos da Madeira que se aposentam neste primeiro semestre.

Metade dos lugares da lista dos dez novos pensionistas madeirenses com as pensões mais generosas são ocupados por médicos. O mais afortunado destes tem direito a receber 7.259 euros por mês, que é a pensão de valor mais elevado alguma vez atribuída a um funcionário dos quadros públicos regionais.

Entre os 221 funcionários públicos da Madeira que se aposentam no primeiro semestre deste ano, cinco são médicos e encontram-se todos entre os dez mais bem pagos. As outras vagas são ocupadas por dois professores que ocuparam funções directivas, um professor da Universidade da Madeira, um inspector da educação e um ex-secretário regional das Finanças (Ventura Garcês).

A caracterização das pensões mais bem pagas na Região difere bastante do quadro do país. A nível nacional, os juízes são os aposentados mais bem recompensados financeiramente. Na lista de cerca de 8 mil portugueses que passam à condição de pensionistas entre Janeiro e Junho deste ano, 26 das 50 pensões de valor mais alto são atribuídas a antigos magistrados judiciais. As restantes posições de privilégio são ocupadas por procuradores (14), médicos (7), um notário, uma consultora da Autoridade Nacional de Comunicações e um alto quadro dos CTT.

Se a nível nacional o valor da pensão média atribuída neste semestre ronda os 1.800 euros, na Madeira fica-se pelos 1.495 euros, conforme é adiantado num artigo em destaque na edição impressa de hoje do DIÁRIO.