Madeira

Navio graneleiro a deitar fumo ao largo do Funchal chama à atenção

Fotos DR
Fotos DR

Um navio graneleiro (e não petroleiro como inicialmente informamos) está 'estacionado' ao largo da baía do Funchal e, durante algum tempo, esteve a deitar muito fumo pela chaminé. E isso foi suficiente para despertar a atenção de quem viu.

Não sendo habitual este tipo de navios ficar ao largo, num dia limpo como hoje foi logo um alerta que, aparentemente não será nada, embora possa tratar-se de uma avaria.

O 'MAIRINI' está a três milhas da costa madeirense, mesmo em frente ao porto mas, ainda assim, bem afastado. Segundo foi possível apurar a escala do graneleiro deve-se a razões técnicas, nomeadamente uma inspecção a bordo.

Esta operação já está em curso com dois técnicos estrangeiros que foram levados até ao navio por uma lancha do piloto do Porto do Funchal. O navio deverá ficar nesta posição durante vários dias.

O mais curioso é a rota pouco vulgar que o navio tomou nas últimas horas de aproximação à Madeira. A irregularidade da navegação é notória e pouco usual no mar.

Vem do Porto de Setúbal, no continente português, de onde saiu no passado domingo, dia 14 de Maio.

Com bandeira das Ilhas Marshall, este navio graneleiro foi construído em 2010 e é um gigante com 229 metros de comprimento e 32,31 metros de largura.