Madeira

JSD manifesta "preocupação" em questões que a "República continua a não resolver" na UMa

None

Assumindo a importância do Ensino Superior para o desenvolvimento das novas gerações de madeirenses que pretendem ingressar no ensino superior, uma comitiva da JSD/Madeira, liderada por Bruno Melim, esteve reunida com o Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes. Na ocasião, manifestou que a reunião tinha dois objectivos essenciais: "manifestar a preocupação da JSD/Madeira em todas as questões estruturais que a República continua a não resolver; o segundo de questionar a reitoria da Universidade da Madeira sobre a situação da oferta formativa, evolução e qual a estratégia futura", referiu o líder da JSD/Madeira Bruno Melim.

Para os jovens social-democratas continua a ser “inexplicável” o motivo pelo qual o Governo da República continua a adiar a atenção necessária para aqueles que são os problemas da Universidade da Madeira. “Aquilo que podemos assistir, neste momento, é que há mais de 4 anos se discute a necessidade de revisão do financiamento da Universidade da Madeira, mas apesar dos vários anúncios nada se concretiza”, disse o jovem dirigente social-democrata que elenca um conjunto de matérias em que o estado continua “sistematicamente” a incumprir com os Estudantes da Universidade da Madeira.

Quando falamos de incumprimentos, falamos da residência universitária que o Governo da República continua a não financiar, apesar dos diversos anúncios, os sobrecustos covid que a UMa teve de suportar na ordem dos quase 1 milhão de euros e que até agora a UMa não foi ressarcida pelo Estado português, ou da necessidade de revisão do financiamento, amplamente discutida, que permita à Universidade uma aposta continua na melhoria da oferta lectiva JSD Madeira.

Outra das questões que a JSD abordou foram as recentes actualizações ao plano curricular de diversos cursos na Universidade da Madeira, nomeadamente, o desenvolvimento de novas respostas em todos os ciclos de ensino. Todavia os jovens social-democratas sublinham que há áreas que devem ser consideradas prioritárias.

Vemos sempre com regozijo a acreditação de novos ciclos formativos a serem lecionados na nossa Universidade sejam novas licenciaturas ou mestrados. Contudo, entendemos que os futuros investimentos em termos de oferta formativa se devem focar nas ciências e tecnologia do mar, na perspetiva de em 6 anos termos a totalidade do curso de Medicina na Região e, ainda, numa duplicação do número de vagas no curso de Engenharia informática JSD Madeira.

Afirmam ainda que todas estas áreas podem contribuir “decisivamente” para o futuro da Madeira. “As áreas que consideramos prioritárias correspondem a eixos de desenvolvimento económico e concretização do bem-estar da população. Se investirmos em Saúde, Mar e novas tecnologias estamos a responder aos desafios que serão ainda mais preponderantes no futuro”, concluiu assim Bruno Melim.