Madeira

Porto Santo acolhe celebrações oficiais do Dia Mundial da Cidadania

None

Em pleno dia Mundial da Cidadania, efeméride que se assinala hoje, 18 de Maio, o Governo Regional apresentou, no Porto Santo, o 'Guia da Cidadania Juvenil, um passo para o Futuro'.

A iniciativa decorreu, esta manhã, no Auditório da Câmara Municipal do Porto Santo e contou com a presença da secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, e do presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista.  

Pretendeu-se com esta apresentação "sensibilizar a população mais jovem para as questões da cidadania ativa e da igualdade, contribuindo desta forma para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, bem como disponibilizar uma ferramenta para a reflexão, no meio escolar e no seio da família, sobre questões da igualdade, da cidadania e dos direitos humanos", informa a tutela da Inclusão Social.

A oportunidade serviu ainda para a governante sensibilizar para "as questões da descentralização das iniciativas e para a importância de trazer até à ilha do Porto Santo questões tão actuais e pertinentes, como as relacionadas com o exercício de uma cidadania activa".

Rita Andrade fez questão ainda de reforçar que o distanciamento geográfico não é obstáculo para a organização destes eventos.

Exemplo disso, tem sido a constante presença do Governo Regional na ilha do Porto Santo, fruto do bom relacionamento existente entre entidades públicas, autarquia e instituições locais, pelo que este ano escolhemos assinalar cá o Dia Mundial da Cidadania. Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania

A governante observou ainda que “é importante sensibilizar todos, em especial os jovens, para a importância de participar, de estarmos envolvidos nas questões mais relevantes da nossa sociedade, pois só assim conseguimos fazer a diferença.

De resto, no âmbito das iniciativas relacionadas com o assinalar do Dia Mundial da Cidadania, ao longo dos últimos três dias, a Direcção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais, através da sua equipa, esteve presente no Porto Santo a realizar ações de sensibilização junto da comunidade educativa. Participaram nestas ações de sensibilização mais de 400 pessoas, entre alunos professores e encarregados de educação.