Madeira

Tardam a ser concretizados espaços museológicos dedicados às Levadas da Madeira

Conheça as iniciativas que se destacam na agenda desta quinta-feira, dia 18 de Maio, em que se assinala o Dia Internacional dos Museus, com o tema ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’

Levada do Norte, lanço norte, na zona do Folhadal. 
Levada do Norte, lanço norte, na zona do Folhadal. , Foto ML

Pese embora as Levadas da Madeira sejam o bem candidato a Património Mundial por Portugal, a Região não possui qualquer museu ou centro interpretativo dedicado a estes canais de irrigação que sustentam uma rede de transporte de água única no mundo.

Nos últimos anos, foram dados a conhecer vários projectos com vista à criação de um espaço museológico ou centro interpretativo dedicado às Levadas da Madeira. Dois deles são privados e um é público, por sinal, o mais recente, que foi anunciado, há cerca de um ano, pela secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e será desenvolvido no Parque Temático da Madeira. Mas as ideias tardam em ser concretizadas, ainda que algumas delas já estejam em execução.

Neste Dia Internacional dos Museus, com vários destes espaços a oferecer entradas gratuitas a quem os queira conhecer, o DIÁRIO foi à procura daquele que é um dos mais aguardados museus, dedicado a um dos bens que marca toda a história da Madeira, as Levadas. Acabámos por ‘dar de caras’ com um projecto em execução, outro em vias disso e um terceiro que estará quase pronto, mas cuja localização exacta não é conhecida.

Ao seguirmos o rasto às ideias que foram tornadas públicas através das páginas deste matutino, constatámos que o projecto da Associação da Levada de Santa Luzia é o que está mais adiantado. Ao DIÁRIO, Gil Canha, membro da direcção daquela associação, adianta que as obras sofreram algum atraso devido à falta de mão de obra e à dificuldade em obter alguns materiais necessários à intervenção em curso. Mas não foi apenas o prazo de construção que teve de ser aumentado, o seu custo, que inicialmente estava apontado para 1,2 milhões de euros, também deverá sofrer um incremento, face à inflação que se regista actualmente.

Estivemos quase dois anos para arrancar com os trabalhos de adaptação do espaço por falta de mão-de-obra. E mesmo agora temos tido muita dificuldade em continuar com as obras ao ritmo que desejávamos. Gil Canha, Associação da Levada de Santa Luzia 

Este espaço museológico, localizado na Rua dos Ferreiros, no centro da cidade do Funchal, onde a associação tem a sua sede, terá muita tecnologia envolvida, apelando à interactividade com o visitante. Chamar-se-á Núcleo Museológico da Levada de Santa Luzia, uma das primeiras a ser construída, logo depois do povoamento da ilha da Madeira.

Gil Canha não se compromete com uma data para a finalização das obras e abertura do espaço, que diz fazer muita falta no conjunto cultural da Região, ainda assim, Setembro “seria uma boa altura, mas não acredito”, apontou.

O carácter pedagógico não foi descurado neste projecto da responsabilidade do Estúdio P-06, responsável, por exemplo, pela concepção do Museu de Arqueologia de Abrantes, contanto com o empenho da Byar, uma empresa especializada em projectos de realidade aumentada e outra tecnologia.

Embora este pequeno museu, com uma vocação multimédia, foque mais a levada que o originou, o certo é que ali vão ser dados a conhecer vários elementos da história destes canais de irrigação que são um dos bens candidatos por Portugal a Património Mundial.

Para Setembro é, também, apontada a finalização do Museu das Levadas da Madeira, um projecto que tem Ivo Correia como representando do grupo de investidores que o suporta. Quando a ideia foi anunciada, em 2016, e, mais tarde, em 2021, aquando da sua reafirmação, efoi apontada a Quinta do Dr. Sales, na freguesia da Camacha, como local de implantação do novo museu, mas, para já, o empresário natural daquela localidade do concelho de Santa Cruz, prefere não desvendar muito do que está a ser concebido, nem mesmo confirmar onde está a ser construído o novo espaço museológico.   

Ao DIÁRIO, garante que está ultrapassada a “situação desagradável” da utilização do mesmo nome pela Associação da Levada de Santa Luzia, no seu projecto. “Eles mudaram o nome e nem chegou a haver qualquer desentendimento. Tudo ficou prontamente resolvido em 2021, quando o projecto deles foi apresentado”, reforçou Ivo Correia, que está confiante na continuidade dos trabalhos para que o museu esteja concluído daqui a poucos meses, no final do Verão.

Os licenciamentos devidos ainda estão em curso, mas o empresário mostra-se empenhado em fazer nascer o Museu das Levadas da Madeira na sua freguesia natal, afiançando que

Mais atrasado está o projecto público, o Centro das Levadas da Madeira, que vai nascer no Parque Temático da Madeira, sob a responsabilidade da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Em Junho do ano passado, quando Susana Prada tornava pública a intenção do Governo Regional, a governante dava conta de que seria aproveitado um dos pavilhões daquele espaço cultural de Santana para acolher o novo centro que pretendia dar a conhecer, de forma interactiva, a história das Levadas, tendo, no seu interior, “uma levada real” e um moinho de água.

Questionado sobre o ponto de situação do projecto, Gabinete da secretária regional fez saber que “em breve dar-se-á início ao procedimento para a criação do Centro das Levadas da Madeira, no Parque Temático da Madeira, na Reserva da Biosfera de Santana, de modo que o mesmo esteja aberto ao público em princípio até ao final deste ano”.

“O projecto tem uma vertente informativa e educativa. Pretende-se transmitir ao público o património cultural excepcional que são as levadas da Madeira, pelas suas características multifuncionais, sustentáveis e tecnológicas, essenciais à sobrevivência das populações na ilha da Madeira”, adiantou a mesma fonte, esclarecendo que o projecto que o projecto está orçado em cerca de 450 mil euros, com uma comparticipação comunitária na ordem dos 85%.

O projecto visa, entre outros pontos, proporcionar ao visitante uma relação íntima com as levadas da Madeira, que combine a realidade virtual, imersiva e sensorial como recurso para criar uma experiência tão única, que se complemente a uma visita presencial às levadas. Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, sobre Centro das Levadas da Madeira

Um dos objectivos passa também por proporcionar informação complementar a uma visita efectiva, ‘in loco’, às oito levadas candidatas a Património Cultural Mundial da UNESCO.

Recorde-se que nessa lista o Governo Regional incluiu as levadas do Rei, do Caldeirão Verde, do Risco, das 25 Fontes, do Alecrim, do Norte, dos Tornos e a Levada da Serra do Faial. No seu conjunto, estes canais, representam um total de 75 quilómetros, sendo que na candidatura, que compreende dois metros para cada lado da levada, a área abrangida representa um total de 25 hectares.

No passado a Madeira já teve um espaço dedicado à importância das levadas e da água, o Centro Temático da Água, que estava instalado na desactivada Estação de Tratamento de Águas dos Tornos, na Fundoa, em São Roque.

Este espaço que almejava ser um ‘museu vivo’ da água foi criado pela Câmara Municipal do Funchal, mas, com o temporal de 20 de Fevereiro de 2010, os acessos à antiga estação ficaram danificados, tanto a estrada de terra batida que sobe paralela à Ribeira de Santa Luzia, como a Ponte do Pisão, que permite aceder ao local a partir da Corujeira de Dentro. Actualmente ambos os acessos já se encontram reactivados.

A transformação da Estação dos Tornos em núcleo museológico, com exposições temáticas e apto a receber visitas de estudo, representou um investimento na ordem dos 80 mil euros, financiado a 100% pelo Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícola (FEOGA).

A adaptação a museu foi decidida em reunião de Câmara a 15 de Setembro de 2005, embora, na altura, Miguel Albuquerque, então presidente da autarquia funchalense, pretendia que a estação continuasse a estar operacional para poder voltar a abastecer a cidade do Funchal em caso de necessidade. Tal nunca veio a acontecer.

O núcleo museológico entrou em funcionamento em Maio de 2008, havendo, à data, a intenção de concessionar o espaço a privados para um projecto turístico, algo que não se concretizou.

Iniciativas em agenda

Mas a agenda de hoje não se resume ao assinalar do Dia Internacional dos Museus. Saiba, por isso, que iniciativas estão agendadas para esta quinta-feira:

Política e sociedade:

Às 9 horas tem início a visita oficial do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, à Região. Esta vinda conta com um encontro com o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, seguindo-se, às 10h15, a reunião com o presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, José Manuel Rodrigues, ao que se seguirá um encontro com Rui Abreu, Director Regional das Comunidades e Cooperação Externa.

Durante a tarde, Paulo Cafôfo vai manter encontros com Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz (12h15); com Ricardo Franco, presidente da Câmara de Machico (15h15) e com Dinarte Fernandes, líder da autarquia de Santana (17 horas). Pelo meio haverá um almoço de trabalho com Corpo de Cônsules Honorários na RAM (13h15), no restaurante Bistro Quinta das Cruzes.

Às 9h30 tem início a reunião da 2.ª Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo, da Assembleia Legislativa da Madeira, à mesma hora a que se iniciará a reunião semanal da vereação da Câmara da Municipal do Funchal. Este encontro tem como ponto único da sua ordem de trabalhos a audição parlamentar, por videoconferência, do Conselho de Administração da Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal, E.P.E., com a finalidade de esclarecer questões ‘Sobre o concurso para aquisição e instalação de equipamentos no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo’.

Às 10 horas, decorre a cerimónia militar, no Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), no âmbito do 187.º aniversário da Zona Militar da Madeira.

À mesma hora, o JPP, leva a cabo, na Assembleia Regional, uma iniciativa política, com Rafael Nunes como porta-voz.

Às 12 horas, a CDU realiza uma acção de contacto com a população para apresentar medidas legislativas para defender o direito à habitação. Esta acção decorrerá junto à unidade comercial La Vie.

Pelas 14h15, o PS-Madeira, com Sérgio Gonçalves, apresenta queixa no Ministério Público (Departamento de Investigação e Ação Penal - DIAP) sobre as 'obras inventadas'.

Às 14h30 é a vez do grupo parlamentar do PSD-Madeira realizar uma visita às obras do novo Centro de Saúde do Seixal, na antiga escola primária da freguesia, que está a ser alvo de adaptação para a nova funcionalidade.

Às 15 horas, será inaugurado o Convento de Santa Clara, após as obras de remodelação que decorreram nos últimos meses. Várias entidades públicas vão marcar presença na cerimónia.

Às 18 horas acontece o ‘Cocktail Solférias e Gran Canaria’, no Hotel Next. À mesma hora terá lugar a reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Santa Cruz, no edifício sede.

Cultura e espectáculos: 

Às 9 horas acontece, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, nos Barreiros, o Fórum de Educação Marítima, com o debate ‘Viver com o Mar no horizonte’, que contará com a presença de Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na temática das energias alternativas, à mesma hora, avança o seminário ‘Hydrogen, a solution in bus mobility in islands, a ter lugar no Hotel Barceló Funchal Oldtown.

Às 10h30 arranca a 7.ª sétima edição do Festival Aqui Acolá, na Ponta do Sol, que contará, às 11 horas, com conferência proferida por Carlos Fiolhais, conceituado e interventivo físico, professor universitário e autor português, com moderação de Luísa Paolinelli, docente da Universidade da Madeira. O Centro Cultural John dos Passos será o palco principal do evento, que dinamiza, durante uma semana toda aquela vila.

Às 18 horas será apresentado o novo livro de Pedro Spínola. A iniciativa decorre no âmbito da programação da ‘Festa da Flor 2023’, tendo lugar na Placa Central da Avenida Arriaga. Miguel Albuquerque vai marcar presença no lançamento de ‘20 Orquídeas Antigas da Madeira', livro que conta com ilustrações de Elisabete Henriques.

Outro livro será apresentado em Câmara de Lobos, desta feita na Casa da Cultura local. A nova obra – ‘Joeiras - Uma tradição viva’ – surge com o intuito de divulgar as actividades lúdicas e brincadeiras de outros tempos, promovendo e perpetuando a identidade e as tradições de outras gerações da população câmara-lobense e dos madeirenses, no geral.

Efemérides

Saiba, também, que efemérides marcaram este dia 18 de Maio ao longo dos anos, que além de ser apontado como Dia Internacional dos Museus é também o Dia Internacional do Fascínio das Plantas:

1898 - Começam os trabalhos da Conferência da Haia, primeira reunião de representantes dos principais estados mundiais, para aprovação dos acordos sobre a guerra e a resolução pacífica de conflitos.

1920 - Nasce em Wadowice, cidade do extremo sul da Polónia próxima de Cracóvia, Karol Wojtyla, João Paulo II.

1958 - O comício de apoio à candidatura de Humberto Delgado, no Liceu Camões, em Lisboa, decorre sob a vigilância da PIDE e da polícia de choque.

1989 - A Venezuela vive a primeira greve geral dos últimos 50 anos. Um protesto contra a política governamental, pelo não pagamento da dívida externa do país.

1990 - Os governos da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã assinam o tratado de união económica e monetária.

1999 - O alpinista português João Garcia, 31 anos, atinge o cume do Monte Everest.

2006 - É estabelecida a criação do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

2011 - Pela primeira vez duas equipas portuguesas (com 2 treinadores portugueses) disputam a final de uma competição europeia. O FC Porto e o Sporting de Braga jogam a final da Liga Europa em Dublin. A equipa portista vence por 1 a 0.

2020 - Covid-19: Uso de máscara em Portugal passa a ser obrigatório a partir dos 10 anos.

2022 - Os embaixadores da Finlândia, Klaus Korhonen, e da Suécia, Axel Wernhoff, junto da NATO entregam os pedidos de adesão dos dois países à organização, o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classifica o momento como "histórico".

Pensamento do dia

O tempo, conforme passa, revela-se um indicador pouco fiável; na verdade, nada mais senão uma inquietação da alma.  W. G. Sebald (1944-2001), escritor alemão.