Madeira

Viagem pela história do ‘site’ do DIÁRIO no Dia Mundial da Internet

Conheça ainda os restantes destaques desta quarta-feira, 17 de Maio

None

O Dia Mundial da Internet assinala-se a 17 de Maio. Hoje está em todo o lado. Em casa, no trabalho, nas escolas, nos cafés… Anda connosco nos transportes públicos e no carro. A era digital já não é o futuro, como se dizia antigamente. É o presente. É o agora, recheado de novos e constantes desafios. Exigentes, mas também atractivos. Na semana em que o DIÁRIO reforça a sua aposta no digital, recordamos o início desta ‘viagem’, ainda no final da década de 90, quando a internet dava os primeiros passos nas casas dos madeirenses.

Em termos gráficos a diferença é enorme. Tudo evoluiu. O digital é cada vez mais apelativo. Em termos visuais, nada de comum encontramos quando comparamos o ‘site’ do DIÁRIO de 2006 e o actual. A evolução, de facto, é tremenda. Mas, nesta viagem, 17 anos é realmente muito tempo. No digital, à velocidade com que tudo tem evoluído, podemos até dizer que essa margem temporal é uma ‘eternidade’.

Nesta pesquisa, recorremos ao Arquivo.pt, uma plataforma que preserva milhões de ficheiros recolhidos da web desde a década de 1990 e disponibiliza um serviço público de pesquisa sobre esta informação.

O Dia Mundial da Internet foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006

Internet Segura: #LerAntesClicarDepois

A internet também implica inúmeros desafios no que diz respeito à segurança dos utilizadores. Por ocasião do Dia Mundial da Internet, que se assinala hoje, o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) apresentam ontem uma campanha nacional Internet Segura: #LerAntesClicarDepois, com o propósito de reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, informação sobre o bom uso do ciberespaço.

Conheça os outros destaques da agenda desta quarta-feira, 17 de Maio:

9h30 - Ordem dos Psicólogos - Conferência OPP Madeira "Eu, os outros e o mundo - novos e velhos desafios nas relações humanas"

9h30 - III Colóquio de Estatística Regional Censos de 2021, no Auditório do Museu de Eletricidade – Casa da Luz

10h30 - Miguel Albuquerque recebe, na Quinta Vigia, a equipa masculina da AD Galomar, que se sagrou campeã da Proliga de basquetebol.

10h30 - Jorge Carvalho estará presente na entrega de Prémios de Mérito a alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Bartolomeu Perestrelo.

11h30 - Cerimónia de Assinatura de Protocolo para a criação do Centro Internacional de Investigação no Cancro da Madeira – CIIC-Madeira, com presença de Miguel Albuquerque. No Salão nobre do Governo Regional.

12h00 - Conferência de Imprensa de Apresentação do Torneio de Futebol de Rua – Madeira, no Centro de Juventude do Funchal.

12h00 - Conferência de imprensa de apresentação do Orçamento Participativo do Funchal 2023/2024 com presença de Pedro Calado. Na Sala da Assembleia Municipal.

14h00 - 187.º Aniversário da Zona Militar da Madeira. Seminário c/ tema"Liderança: da conceção à prática". Na UMa - Sala do Senado – Penteada.

15h00 - Abertura Oficial da XI Edição da Feira do Livro de Machico Francisco Álvares de Nóbrega, no Largo da Praça, em Machico.

18h00 - Conferência "John Dos Passos - o homem, a obra e as raízes portuguesas", no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), no Colégio dos Jesuítas.

18h00 - Jorge Carvalho estará presente, na assinatura de um protocolo com o Instituto Profissional dos Transportes e Logística (IPTL).

18h00 - Convívio/lanche - Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro apresenta atividade aos sócios. Na Sede Regional do NRM da LPCC - R. Elias Garcia.

21h00 - 187.º Aniversário da Zona Militar da Madeira. Concerto do Dia da ZMM c/ presença de José Manuel Rodrigues. No Cais 8.

21h00 - OCM - Concerto de Improviso c/ "MUSICAL HAPPENING". No Átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Principais acontecimentos registados no dia 17 de Maio, Dia Internacional das Linhas Telefónicas de Ajuda à Criança, Dia Mundial da Hipertensão, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação (também conhecido como Dia Mundial da Internet), Dia do Euromelanoma, Dia Mundial da Pastelaria (World Baking,day), Dia Internacional da Reciclagem, Dia das Letras Galegas e Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia a Transfobia e a Bifobia:

1792 - É criada a Bolsa de Valores de Nova Iorque.

1803 - O Reino Unido bloqueia os portos aos navios franceses e holandeses.

1809 - Napoleão Bonaparte anexa os Estados Papais.

1928 - São inauguradas as comunicações telefónicas entre Lisboa e Madrid.

1934 - Na Alemanha nazi, Adolf Hitler proíbe o acesso dos judeus aos cuidados de saúde.

1939 - Suécia, Noruega e Finlândia rejeitam os pactos de não agressão oferecidos pela Alemanha nazi.

1940 - II Guerra Mundial. Forças nazis de Hitler ocupam Bruxelas.

1947 - É inaugurado o Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, com o jogo de abertura do III Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

1958 - Campanha eleitoral para as eleições presidenciais portuguesas. O Governo de Salazar, perante as manifestações de apoio a Humberto Delgado, proíbe "qualquer perturbação da ordem pública".

1959 - O monumento ao Cristo-Rei é inaugurado em Almada.

1984 - O Senado norte-americano rejeita, pelo terceiro ano consecutivo, o pedido do Presidente, Ronald Reagan, de atribuição de verbas para fabrico de armas químicas.

1989 - Otelo Saraiva de Carvalho é libertado do estabelecimento prisional de Tomar, após quatro anos e onze meses de detenção, pelo presumível envolvimento nas FP 25 de Abril.

A URSS inicia a retirada de tropas da República Democrática Alemã

1990 - É decidida a cisão dos serviços postais e dos serviços de telecomunicações dos CTT.

1996 - A Assembleia da República aprova a Lei sobre a redução do horário de trabalho para 40 horas semanais.

1997 - A Federação Internacional do Automóvel retira Portugal do calendário de Fórmula Um.

2003 - Portugal sagra-se campeão da Europa em futebol sub-17, ao vencer a seleção de Espanha por 2-1 na final da prova, realizada no Estádio do Fontelo, em Viseu.

2004 - Vasco Graça Moura é distinguido com o Prémio Internacional Diego Valeri, pela tradução das "Rimas" de Petrarca.

O Senado norte-americano aprova uma emenda que prevê a construção do muro de 595 quilómetros, ao longo da fronteira entre os EUA e o México, proposta pelos republicanos, que têm a maioria em ambas as câmaras do Congresso.

Dois comboios cruzam a fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul pela primeira vez desde há 50 anos.

A Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscovo e a Igreja Ortodoxa Russa no Estrangeiro assinam a Ata da União Canónica, pondo fim a um dos mais importantes cismas dos cristãos ortodoxos russos.

2011 - Conselho Europeu aprova acordo de empréstimo a Portugal.

Morre, aos 63 anos, Donna Summer, cantora norte-americana popularizada nos anos 1970 na música disco.

2013 - Aprovação no Parlamento, na generalidade, de um projeto de lei do PS para que os homossexuais possam co-adotar os filhos adotivos ou biológicos da pessoa com quem estão casados ou com quem vivem em união de facto.

Morre Jorge Rafael Videla, antigo ditador argentino condenado a prisão perpétua por delitos contra a humanidade cometidos no último regime de facto (1976-1983), aos 87 anos.

2014 - Termina o Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, que marca a saída da "troika" (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu),do país.

2017 - Morre, aos 92 anos, Viktor Gorbatko, um dos primeiros astronautas soviéticos e camarada de treino de Iuri Gagarin.

2018 - O diretor para o futebol do Sporting, André Geraldes, fica em liberdade mediante pagamento de caução de 60 mil euros, no âmbito da investigação do processo 'CashBall'.

O presidente e vários membros do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting apresentam a demissão e apelam ao presidente do clube, Bruno de Carvalho, e à restante direção que renunciem também aos cargos.

A Mesa da Assembleia-Geral do Sporting demite-se em bloco.

Morre, aos 93 anos, a atriz brasileira Eloísa Mafalda.

2019 - O Tribunal da Relação de Lisboa ordena a prisão preventiva do líder da claque Juventude Leonina, conhecido por 'Mustafá', no âmbito do processo do ataque à Academia do Sporting, em Alcochete.

Este é o centésimo trigésimo sétimo dia do ano. Faltam 228 dias para o termo de 2023.

De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é saber que temos de ter consciência de muito e controlo de nada Heródoto (século V a.C.), historiador grego