Mundo

EasyJet reduz perdas apesar de prejuízo de mais de 300 milhões de euros

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

A companhia aérea britânica easyJet anunciou hoje que registou prejuízos líquidos de 307 milhões de libras (cerca de 349 milhões de euros) na primeira metade do seu exercício fiscal (até 31 de março), mas conseguiu reduzi-los.

A transportadora aérea diz ter conseguido reduzir os prejuízos em 29,4%, devido ao crescimento em alguns aeroportos e controle de custos.

A empresa indicou num comunicado enviado à Bolsa de Londres que estas perdas são inferiores às registadas no período homólogo, quando atingiram os 431 milhões de libras (495 milhões de euros).

As perdas antes de impostos situaram-se em 415 milhões de libras (477 milhões de euros), menos 25,4% do que as registadas nos mesmos seis meses do período anterior.

A transportadora aérea indicou também que as perdas operacionais atingiram 396 milhões de libras (455 milhões de euros), menos 20,6% do que no período anterior.

A companhia aérea destaca estar a ter melhorias no seu desempenho financeiro devido às medidas que tomou há 18 meses, ao focar-se nas rotas mais rentáveis devido à procura.

A EasyJet prevê um lucro de 80 milhões de libras (92 milhões de euros) na sua área de férias (avião e hotel).

Na primeira metade do ano fiscal, a companhia aérea transportou 33,1 milhões de passageiros, 41% a mais que no ano anterior, enquanto o fator de ocupação foi de 87,5%, perante os 77,3% registados no período anterior, indica a easyJet.

O CEO da easyJet, Johan Lundgren, disse hoje que a forte procura por voos e férias significa que a empresa está "a entrar no verão com confiança".