Madeira

Segurança Social da Madeira e Justiça em pé de guerra devido ao abono de família

None

O Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) está a exigir um processo judicial de regulação das responsabilidades parentais para atribuir abono de família a filhos de pais não casados, mesmo que estejam a viver juntos. Numa altura em que o tribunal está ‘inundado’ deste tipo de acções, pelo menos duas magistradas já fizeram saber que discordam da posição do organismo público. O ISSM diz que se limita a seguir uma orientação nacional, que se destina a garantir “transparência e rigor” nos apoios concedidos. O tema constitui a manchete da edição impressa desta segunda-feira do DIÁRIO.

A foto em grande destaque na primeira página mostra os festejos dos jogadores do Marítimo, que ontem venceram o Boavista por 4-2. É uma luz ao fundo do túnel na luta pela manutenção na I Liga.

O que também está a subir é o número de crimes na Região. Uma notícia revela que no ano passado foi atingida a taxa de criminalidade mais alta dos últimos 10 anos. Após dois anos de quebra na pandemia, em 2022 deu-se uma subida de 22,4% dos crimes face ao ano anterior.

Nesta edição ficamos ainda a saber que a ansiedade está a levar alunos ao centro de saúde “todas as semanas” em Machico. O presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Machico diz que a psicóloga do estabelecimento não consegue acorrer a todos os casos.

Por fim, há a notícia de que o Funchal lança concurso para atribuir 26 bolsas de investigação.