País

PSP ferido com gravidade ao acudir a vítima de violência doméstica

A agressão ocorreu em Leiria, tendo o agente sido reencaminhado para Coimbra

Foto TMP - An Instant of Time/Shutterstock.com
Foto TMP - An Instant of Time/Shutterstock.com

Um agente da Polícia de Segurança Pública de Leiria foi agredido, na noite de sexta-feira, com uma 'arma branca' (possivelmente uma faca), na sequência de resposta a um incidente de violência doméstica. A vítima foi transportada para o hospital local, mas dada a gravidade dos ferimentos numa perna, junto á artéria femoral, acabou por ser levado para os Hospitais da Universidade de Coimbra, segundo noticia esta tarde o Jornal de Notícias.

Apurou o JN que "o agente encontra-se 'estável', ainda à espera de saber se terá de ser submetido a uma cirurgia vascular".

"O incidente ocorreu por volta das 23h30 horas, quando a PSP recebeu um pedido de ajuda para uma situação de violência doméstica. Segundo o comandante distrital da PSP, José Figueira, a vítima é uma mulher de nacionalidade estrangeira e 'conseguiu trancar-se numa divisão da casa' e pediu socorro. Quando a polícia chegou ao local, a mulher 'abriu a garagem e deu acesso à casa'", conta o JN. "Quem vier morre", terá ameaçado o suspeito de agressão quando viu a polícia, armando-se para enfrentar os agentes.

"Após 'reiteradas ordens' para que se entregasse, os polícias usaram gás pimenta e tentaram controlá-lo. O primeiro agente a intervir acabou por se atingido com uma facada e entrou em choque. Ao ver o colega inanimado, o outro agente 'carregou-o até ao carro e transportou-o ao hospital', ao mesmo tempo que pediu reforços policiais", conta o superintendente.

O agressor acabou mais tarde por ser detido pela Equipa de Intervenção rápida da PSP e conduzido à sala de detenção da polícia, onde passou a noite. Foi já presente a tribunal esta manhã, tendo ficado "em prisão preventiva, indiciado dos crimes homicídio qualificado na forma tentada e de violência doméstica".