5 Sentidos

Último concerto de Quaresma com casa cheia na igreja da Ribeira Brava

None Ver Galeria

Esta tarde decorreu o último de quatro concertos de Quaresma, com casa cheia, na igreja matriz da Ribeira Brava com os poemas da obra “As três taças” de Vasco Gama Rodrigues.

O evento contou com a participação do tenor madeirense Alberto Sousa e o organista, sul-africano, Daniel Nel e onde foi feita uma homenagem ao maestro João Victor Costa que musicou os poemas do poeta natural do Paul do Mar.

O concerto contou com a presença da família do maestro João Victor Costa.

A produção artística apresentada no concerto faz parte de uma encomenda artística feita pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social da Calheta ao maestro João Victor Costa, há cerca de 6 anos e na qual foi a última grande obra composta pelo maestro.

Os poemas musicados fazem parte da segunda obra do poeta natural do Paul do Mar, Vasco da Gama Rodrigues e surgiu no âmbito da comemorações dos 100 anos do nascimento do poeta, ocasião onde foram promovidas diversas iniciativas educativas levadas a efeito pelo Centro de Estudos da Calheta e pela Casa do Povo do Paul do Mar para dar a conhecer aquele poeta paulense que produziu três obras literárias: Os Atlantes(1961);“As Três Taças”(1972) e o “Cristo das Nações”(título póstumo- 1995).

Os concertos organizados pelo Centro de Estudos da Calhera surge numa parceria com a Casa do Povo do Paul do Mar e das paróquias de São Roque e Ribeira Brava.

A primeira vez que o concerto com os poemas de Vasco da Gama Rodrigues foi estreado na igreja do Paul do Mar e da Vila da Calheta no passado mês de fevereiro e contou com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.

Ontem decorreu o terceiro concerto na igreja de São Roque e hoje terminou este ciclo de concertos de Quaresma na igreja matriz da Ribeira Brava.