Madeira

Serviço de Saúde da Madeira conta com 28 terapeutas da fala

Hoje assinala-se o Dia Europeu da Terapia da Fala

None

"O Serviço Regional de Saúde conta com 28 terapeutas da fala, integrados em meio hospitalar, no Serviço de Medicina Física e Reabilitação, no Serviço de Pediatria e no Serviço de Otorrinolaringologia, bem como na Rede de Cuidados de Saúde Primários, nos Centros de Saúde e na Rede de Cuidados Continuados", revelou o SESARAM na data em que se assinala o Dia Europeu da Terapia da Fala.

"O Dia Europeu da Terapia da Fala é assinalado a 6 de março, sendo um importante marco para conscientizar a população sobre a relevância e pertinência do papel dos terapeutas da fala, na promoção da saúde e bem-estar da população", destaca o comunicado remetido às redacções.

Os terapeutas da fala actuam profissionalmente nas áreas da educação e da saúde. São profissionais que se dedicam à prevenção, diagnóstico e intervenção de perturbações relacionados com a comunicação humana e com a deglutição. São responsáveis pela avaliação e intervenção em pessoas de todas as idades que apresentam dificuldades na fala, na linguagem, na voz, na fluência e na deglutição.

Os terapeutas da fala são profissionais capacitados e com conhecimento de anatomia e fisiologia da comunicação humana, da neurociência e desenvolvimento humano. Dotados de competências para avaliar, diagnosticar e desenvolver planos de intervenção personalizados a cada utente, através da aplicação técnicas terapêuticas baseadas em abordagens e métodos específicos para cada tipo de perturbação, conferindo-lhes capacidade para trabalhar desde o nascimento até à idade adulta, estendendo-se aos idosos.