Madeira

Ribeira Brava assinala Dia Nacional da Juventude

None

O Município da Ribeira Brava assinalou esta terça-feira, 28 de Março, o Dia Nacional da Juventude, através de uma palestra sobre a participação política e a cidadania ativa juvenil.

O deputado madeirense Bruno Melim falou sobre o desafio de motivar os jovens para a participação política, começando por desconstruir as conceções prévias que muitos têm em relação à área. Destacou a importância da participação na vida política, recordando que o único momento em que somos todos iguais é na hora do voto. “É fundamental perceber que somos todos políticos, pois temos uma opinião sobre como tudo é gerido” advertiu, recordando que a participação juvenil é essencial para a construção de alternativas que, efetivamente, conduzirão à mudança que se deseja.

Foi ainda apresentado o ‘Guia para a Cidadania Juvenil... um passo para o futuro’ pela directora dos Serviços de Igualdade e Cidadania que junta informações destinadas ao desenvolvimento dos jovens na sociedade. Segundo Mariana Bettencourt, “a cidadania é o vínculo entre o estado e o indivíduo, sendo crucial conhecer os seus direitos e deveres de forma a fazer as escolhas acertadas”.

O guia pretende ser um instrumento de apoio aos jovens, uma ferramenta de reflexão sobre a importância do envolvimento juvenil e um desafio para os mais novos intervirem a nível civil, político e social no processo da tomada de decisão.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, deixou uma mensagem na qual destacou ideias e formas para os jovens se empenharem na vida política face à necessidade de modernização das instituições democráticas. Realçou a importância da democracia e recordou que foi esta “autonomia que permitiu à Ribeira Brava ser o concelho que hoje é e à Região ter o grau de desenvolvimento que teve nestes últimos 50 anos”.

A iniciativa foi dinamizada pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, em parceria com a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania e com a Escola B+S Padre Manuel Álvares.