Madeira

Inspecção feita ao NRP Mondego reforça posição da linha de comando

Navio estava em condições de ser empenhado na missão de acompanhamento de navio de espionagem russo

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

A inspecção entretanto feita ao NRP Mondego, na sequência do caso de insubordinação de 13 militares da respectiva guarnição(quatro sargentos e nove praças) do navio responsável pelo patrulhamento marítimo do arquipélago da Madeira, vem dar razão à decisão do comandante de querer empenhar o meio naval numa missão de acompanhamento de um navio russo a norte da ilha de Porto Santo.

Dado revelado pelo Chefe do Estado-maior da Marinha e Autoridade Marítima Nacional, Henrique Gouveia e Melo, após a visita realizada esta manhã ao navio atracado no Porto do Funchal.

“Nunca tive dúvidas sobre o que é que a minha linha de comando decidiu nem com a minha linha que se preocupa com o estado do material decidiu. Nunca tive dúvidas. No entanto, face ao ruído externo fiz questão de mandar uma inspecção independente da área do material vir aqui à Madeira e fazer uma inspecção ao navio”, começou por dizer. A inspecção para ‘tirar a limpo’ eventuais dúvidas, nomeadamente saber se o comandante do NRP Mondego teria errado na decisão, ou mesmo a linha comando ou a linha mais próxima de apoio ao navio haviam errado na avaliação feita, teve, segundo Gouveia e Melo, uma resposta concludente: “Foi um rotundo não, não erraram”, garante.

Tal não invalida de reconhecer que “o navio não está nas melhores condições, mas os navios militares, face às suas redundâncias e capacidades, operam também de forma degradada e não impedem de fazer missões”, reafirmou, para também deixar claro que “isto não é só na marinha portuguesa. É em todas as marinhas do mundo”, concretizou.